Quando receber a ordem de partida nesta quinta-feira (11/7) para participar da 11ª edição do rali Transcatarina, o empresário Affonso Brandão Hennel começa a festejar seu aniversário. Para ser mais exato, ele comemora seus 90 anos.
A competição que reúne representantes de 100 cidades de dez estados do país e tem um percurso de 800 quilômetros entre as cidades de Fraiburgo e Blumenau em Santa Catarina, é a festa que o mais idoso competidor poderia desejar.
Presidente do conselho da primeira indústria brasileira de produção de televisores, sempre enfrentou desafios. Aos 16 anos trabalhava na empresa da família , aos 18 anos, foi morar nos Estados Unidos. Lá conseguiu uma bolsa para cursas engenharia. Em 1953, assumiu o comando da companhia após o falecimento do pai.
Inquieto e pronto para enfrentar novos desafios Affonso sentiu a necessidade de se dedicar a algo mais intenso e não titubeou em se aventurar pelo off-road. Hoje, são mais de 200 trilhas, passeios e expedições realizados pelo Brasil e América do Sul. “Nunca me interessei em competir, pois o meu tempo para isso já passou. Gosto de fazer o que eu quero, da maneira que eu decidir, pois o meu compromisso é com aquilo que me faz bem”, revela.
Segundo Affonso, o off-road faz sentir um certo desafio e um despertar de capacidades que ele ainda não perdeu. “Não sei quando vou parar e nem estou esperando por isso, e sigo aproveitando a vida. Porém, quando este dia chegar, eu estarei preparado para aceitar”, finaliza.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo