A Toyota fez pequenas modificações no Prius 2019. O híbrido que chega ao país com preço sugerido de R$ 1288. 530 teve a central multimidia atualizada e o porta-malas ficou maior 30 litros, passando para 442 l.
Faróis, lanternas e rodas foram escurecidos para acompanhar o acabamento interno, conta agora com oito posições de ajuste elétrico do banco do motorista (distância, reclinação do encosto, altura e lombar). O painel passa a fornecer, detalhes sobre a pressão dos pneus.
A nova central multimídia vem com tela de sete polegadas e novas funções de Pinch Out, Pinch Close, e Flick, com capacidade de reconhecer dois toques simultâneos, o equipamento agora permite que os ocupantes possam aplicar a função de zoom em imagens e informações do navegador, além de manusear barras de rolagem em listas de músicas e arquivos.
O multimídia também possui sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital, rádio, MP3 Player, câmera de ré com visualização na tela, conexão Bluetooth, conexão USB e AUX compatíveis com os sistemas Android e IOS de smartphones e sistema de GPS integrado, que recebeu diversos aprimoramentos de rota e funcionalidade mais acessível.
Motorização
O sistema híbrido combina um motor a gasolina 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson e um motor elétrico. O conjunto prioriza a eficiência e fornece potência combinada de 122 cv. OPrius é capaz de atingir uma redução de 52% de consumo de combustível na cidade e 42% na estrada quando comparado a modelos movidos somente a combustão. De acordo com o INMETRO, ele alcança 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em ciclo rodoviário. O carro vale ressaltar , que o motor elétrico não utiliza carga externa, mas funciona como um gerador, responsável por captar a energia cinética produzida pela frenagem e transformá-la em energia elétrica, que fica armazenada na bateria do motor elétrico.
De série o Prius tem sete airbags: duplo frontal (dois), duplo lateral (dois), cortina (dois sistemas com duas bolsas cada) e de joelhos para motorista (um); Controle de Estabilidade Veicular; Controle Eletrônico de Tração; faróis de neblina dianteiros de LED; freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD; sensor de chuva e luz de neblina traseira de LED, ar-condicionado dual zone automático com display digital; bancos dianteiros com sistema elétrico de aquecimento; carregador sem fio para smartphones; freio de mão com acionamento elétrico por botão; projeção de informações no para-brisa em 3D; Smart Entry (portas dianteiras e traseiras) e Start/Stop Engine Button.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo