Porsche lança Cayenne plug-in

 A Porsche está lançando o Panamera híbrido plug-in. O  Cayenne Turbo S E-Hybrid, que custa R$ 946 mil, tem potência de sistema de 500 kW (680 cv) com um motor V8 de quatro litros (404 kW/550 cv) e um motor elétrico (100 kW/136 cv) integrado à transmissão Tiptronic S de oito velocidades. O torque máximo do sistema é 900 Nm.

O modelo acelera de 0 a  100 km/h em 3,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h. O Cayenne Turbo S E-Hybrid pode rodar até 40 quilômetros sem nenhuma emissão local. O consumo, segundo o ciclo NEDC, é de 3,9 -3,7 l/100 km (combustível) e 19,6-18,7 kWh/100 km (eletricidade).

Os dois motores são interligados através de uma embreagem de separação dentro do módulo híbrido, batizada de Embreagem Atuadora Elétrica (Electric Clutch Actuator – ECA). No modo de condução E-Power, o motor elétrico pode, sozinho, impulsionar o veículo até uma velocidade máxima de 135 km/h. Ele também pode ser usado nos outros modos, selecionados através do pacote Sport Chrono de série (Hybrid Auto, Sport e Sport Plus).

A bateria de íons de lítio é instalada sob o assoalho da área de carga e tem 14,1 kWh de capacidade. A bateria de alta voltagem pode ser totalmente carregada em 2,4 horas com o carregador de bordo de corrente alternada de série de 7,2 kW, utilizando uma tomada de 400 volts com fusível de 16 amperes. Usando uma tomada de corrente doméstica convencional, com 230 volts e 10 amperes, o processo de carga leva seis horas.

 O modelo traz de série sistema de estabilização de rolagem Controle Dinâmico do Chassi (Porsche Dynamic Chassis Control – PDCC), o bloqueio do diferencial traseiro com Vetoreamento de Torque (Porsche Torque Vectoring Plus – PTV Plus), sistema de freios de alto desempenho de composto de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brake – PCCB), rodas de liga leve de 21 polegadas , direção assistida Power Steering Plus e o pacote Sport Chrono. A suspensão pneumática adaptativa de três câmaras, incluindo o sistema de Gerenciamento Ativo (Porsche Active Suspension Management – PASM, rodas de liga leve com até 22 polegadas e eixo traseiro esterçável como opcionais extras.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.