A Scania vem testando o desempenho de um caminhão movido a GNV, o modelo escolhido é o G 410 XT 6×4. A montadora deve produzir a partir do primeiro trimestre de 2020, caminhões equipados com motores que podem ser movidos a GNV (gás natural veicular) ou biometano, em qualquer mistura de ambos.
O veículo vem rodando um percurso de 800 quilômetros desde dezembro, e os resultados apontam que houve uma redução de 15% no custo do km rodado em comparação ao diesel.
Enquanto os caminhões não entram na linha de produção, o pesado G 410 XT, de 410 cavalos de potência, abastecido de biometano opera em uma das usinas de cana de açúcar da São Martinho, um dos maiores grupos sucroalcooleiros do país.
Também a Citrosuco vem testando um caminhão movido a GNV ligando Matão (sede da empresa) até o porto de Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo