A cidade de Ann Arbor, em Michigan, nos Estados Unidos, serviu como laboratório da Ford para testar uma plataforma de software que permite enxergar todo o sistema local de transporte e simular soluções de mobilidade: Ford City Insights. A experiência está sendo levada para outras cidades norte-americanas, incluindo Austin, Indianápolis, Pittsburgh e Detroit.
Além de informações do trânsito, a plataforma combina dados demográficos, de estacionamento e de segurança da cidade para que os planejadores possam testar várias propostas antes da sua adoção no mundo real. A visualização da cidade e das simulações é facilitada por um modelo digital construído com seis telas de LCD e prédios em miniatura impressos em 3D , o City Insights Studio.
A partir das informações fornecidas os administradores puderam ter uma visão abrangente de todas as vagas de estacionamento da cidade e do fluxo de trânsito num período médio de 24 horas. Inicialmente, pensava-se que ela necessitava de mais vagas, mas o estudo mostrou que seria melhor facilitar o acesso dos motoristas aos estacionamentos.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo