A Ces 2020, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, é o local perfeito para a apresentação de novidades por parte dos fabricantes de automóveis. A Ford levou para o evento o Mustang Mach-E, SUV elétrico além de um robô para entrega de encomendas.
O Mustang Mach-E é o primeiro modelo derivado do Mustang, tem autonomia de até 480 km, tem sistema de propulsão como nas tecnologias de conectividade, tem potência de 465 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos na versão GT Performance Edition.
O SUV conta com a nova geração da central multimídia SYNC, um sistema inteligente que transforma o carro em assistente digital e aprende os hábitos do motorista, dando orientações de viagem conectado na nuvem. Com uma tela vertical sensível ao toque 15,5 polegadas no console central e interface semelhante a um smartphone, permite salvar as configurações de vários motoristas e fazer sugestões personalizadas, como destinos de navegação, locais de recarga, mídia e telefones, favorecendo a mudança para um estilo de vida totalmente elétrico.
Robô
Outra novidade é o robô Digit um autômato com braços e pernas capaz de interagir com seres humanos , que começaram a ser produzidos comercialmente. Ele foi desenvolvido para aplicação em logística, como entregas, complementando a operação dos veículos autônomos.
O robô poderá ser orientado sobre como e onde o cliente prefere a entrega de suas encomendas e também pedir ajuda se algo inesperado for encontrado.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo