Ford Pampa, a picape derivada de um carro

Derivada da segunda geração do Corcel,  a picape Ranger  chegou ao mercado brasileiro em  1982, durante o Salão do Automóvel de São  Paulo.  Equipada com motor CHT 1.6, tinha distância entre-eixos  de 2,58 metros, suspensão reforçada com molas semielípticas longitudinais no eixo rígido traseiro, em vez de molas helicoidais, com capacidade para suportar 600 kg.

Durante 15 anos a Ford produziu o modelo. Até sair de linha em 1997, foram vendidas mais de 380 mil unidades. Dois anos após ser lançada, a montadora fez algumas melhorias no veículo. O propulsor CHT 1.6 teve as câmaras de combustão retrabalhadas e a transmissão de cinco marchas reescalonada. Com 63 cv na versão a gasolina, tinha um ganho maior na versão a álcool, a  potência passou para 72 cv.

Ainda em 1984 chegou a versão 4×4, com tração 4×2 dianteira e uma alavanca junto ao câmbio para engate da tração 4×4, para uso temporário e com velocidade de até 60 km/h para superar terrenos com pouca aderência.

Lançada junto com a Belina 4×4, a Pampa 4×4 vinha com câmbio de quatro marchas, banco inteiriço e um tanque adicional de combustível com 40 litros na versão a álcool. Em 1986, a grade frontal usada na versão 4×4 passou a equipar toda a linha, composta pelos modelos de entrada L e GL e a versão de luxo Ghia, inspirada no Del Rey.

Em 1990, a Pampa recebeu o motor AP-1800 nas versões L, GL e Ghia, mantendo o CHT 1.6 nas versões L e GL 4×4. Em 1991, ela ganhou a versão S, mais esportiva e completa, equipada com motor 1.8 e itens como ganchos e borrachas protetoras da caçamba, direção hidráulica opcional, bancos individuais ajustáveis, rodas estilizadas, faixas personalizadas nas laterais, janela traseira corrediça, spoiler dianteiro com faróis de neblina e trio elétrico.

Já em 1992  teve nova grade frontal, idêntica à do Del Rey, e em 1994 a Ford introduziu carburador eletrônico no motor 1.8. Em 1995 deixou de oferecer a versão 4×4, ficando somente com os modelos L 1.6 e 1.8, GL 1.8 e S 1.8.

  A última geração  da picape  foi em 1997. Vinha com motor 1.8  com injeção eletrônica EEC-IV.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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