O Edge ST é o primeiro modelo da Ford, no país, a ter a marca ST (Sports Technology), que é destinada aos veículos de alta performance da marca. No caso do Suv, para deixar a direção menos comportada, é só acionar o botão S existente no seletor de transmissão.
No modo padrão, o Edge ST tem tração dianteira, mas quando precisa de uma “forcinha” a mais, o sistema inteligente de tração nas quatro rodas aciona o conjunto interno de embreagem da transmissão, conectando as rodas traseiras ao trem de força. Isso é feito de forma rápida e sem interrupção – aumentando a tração em curvas rápidas e pistas escorregadias ou irregulares.
A mudança não fica só por aí. O acelerador eletrônico ganha uma nova programação e aumenta ainda a força do freio-motor. Os comandos de marcha na direção (paddle shifters) são habilitados para o controle manual. Ao mesmo tempo, a programação de trocas fica mais agressiva, com as marchas em rotação mais alta por mais tempo. Nas reduções, o sistema de sincronização do trem de força aumenta o giro do motor para trocas mais rápidas e suaves (“rev-matching”). Já no painel, a muda de configuração e passa a exibir o conta-giros.
Equipado com um EcoBoost 2.7 V6 biturbo, 335 cavalos de potência e 54,4 kgfm de torque, transmissão automática de oito marchas e sistema inteligente de tração nas quatro rodas,acelera de 0 a 100 em 6,2 s e chega a 209 km/h. O veículo conta com freios a disco nas quatro rodas, sistema de freio antibloqueio (ABS) aumenta o controle da direção em frenagens severas em diferentes condições de pista.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo