A Chevrolet apresentou a nova versão RS do hatchback Onix e a série especial Midnight do sedã Onix Plus, que chegam ao mercado com preços sugeridos de R$ 75.590 e R$ 81.390, respectivamente, sendo posicionados entre as versões LTZ e Premier.
A pergunta que fica é: vale a pena? Mecanicamente, são idênticos. Mesmo motor 1.0 turbo, câmbio automático de seis marchas e conjunto de suspensão, sem alterações. Assim, a diferença fica nos detalhes.
O hatchback RS tem, claro, um apelo esportivo no design, com spoiler frontal e traseiro, grade tipo colmeia, saia lateral, aerofólio, faróis com máscara negra, rodas de 16 polegadas com design esportivo, retrovisor com capa e teto pintados em preto metálico, logo Onix em preto fosco, revestimento interno de teto e coluna escurecidos, volante com base reta e bancos inteiriços que remetem a carros de corrida, acabamento interno com detalhes em vermelho no painel e nas costuras pespontadas, e padronagem de banco RS.
Mas, é preciso ressaltar que o RS deixa de lado alguns dispositivos presente na versão LTZ, como chave presencial, câmera de ré, faróis de neblina e sensor crepuscular. E custa mais caro que a LTZ. Vale a pena? Depende do que você prioriza.
E uma última informação: a Chevrolet deixa de oferecer a cor laranja para o Onix 2021, uma vez que a marca tratou essa cor como especial para o lançamento. Assim, não haverá, por enquanto, Onix RS laranja. Uma pena.
Midnight
Já a série especial Midnight do sedã Onix Plus segue um linha um pouco diferente. O preço de R$ 81.390 é apenas R$ 1.000 menor do que a versão topo de linha Premier, e sabendo disso, o consumidor troca itens como sistema Wi-Fi 4G, concierge OnStar, duas portas USB para os assentos traseiros e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay presentes na Premier, por:
- Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
- Grade tipo colmeia em preto brilhante
- Conjunto óptico com faróis tipo projetor com máscara negra e luz de condução diurna em LED
- Carroceria com acabamento “todo preto” para carroceria, rodas, frisos e logo Onix
- Acabamento interno Premier para painel, console central e quadro de instrumentos
- Volante de base reta com moldura inferior em preto brilhante
- Bancos com revestimento premium na cor preto “Jet Black”
WiFi 4G é bacana, mas precisa pagar pelo pacote de dados, então quem já tem um pacote de internet robusto no celular, pode nem fazer falta. O OnStar é bacana, mas sinceramente só quem tem e sabe usar pode falar a respeito. Nas avalições já realizadas, o OnStar nunca se mostrou muito útil.
As portas traseiras USB e a conectividade sem fio Android Auto e Car Play são tecnologias bacanas, que devem ser consideradas.
Novidade
A nova versão RS e série especial Midnight marcam a chegada do MyLink com tela de 8 polegadas, uma a mais do que nos modelos 2020. No entanto, essa é uma novidade que passa a equipar todas as demais versões do Onix e, por isso, não um diferencial.