De hoje a noite até o dia 10 de setembro, quem tem dinheiro de sobra e não quer mais parar em postos de combustível para encher o tanque, já pode comprar um Fiat 500e, primeiro modelo 100% elétrico da marca no Brasil. Basta desembolsar R$ 239.990 e pronto. Em poucos dias já sai rodando de uma das 10 concessionárias que a Fiat nomeou para comercializar o novo veículo.
Compreenderam que além de caro, o carro não está disponível em todos o lugares, certo? São apenas 10 concessionárias em nove cidades (Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre).
Tecnologia
Sob o capô, um motor elétrico de 87 kW (118 cv) e 220 Nm de torque máximo. Segundo a Fiat, o 500e vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos. As baterias de íons de lítio têm 42 kWh de capacidade de armazenamento, levam 24h para carregar totalmente em uma tomada comum residencial e oferecem autonomia de até 320 km.
Em tomadas de carga ultra-rápida de corrente contínua, de 85 kW, a Fiat informa que 80% das baterias são carregadas em 35 minutos. Há ainda a possibilidade da aquisição de um WallBox, de 7,4 kW, para instalação residencial, que carrega as baterias em até 4 horas. Durante a pré-venda, até o dia 10/9, os 20 primeiros clientes do 500e ganham o WallBox.
O 500e é completo. Tem vidros, travas e retrovisores elétricos, e ar-condicionado (lembram quando isso era sinônimo de completão?) Neste século, vai além disso. Conta com controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa de rodagem e assistente de estacionamento, além de assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, sensor de fadiga, detector de placas de limite de velocidade, monitoramento de ponto cego e sensores de estacionamento 360°.
Há ainda seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.
Design
Desde que relançou o 500, no início do século, a Fiat tem se inspirado nos modelos da década de 1950, numa releitura estética moderna do compacto. A nova frente é marcada pelos faróis com ‘sobrancelhas’ grade sem entrada de ar e com o logotipo 500 ao invés de Fiat. Ficou com cara de marrento.
Por fora, o novo 500e cresceu. Ficou 6,1 cm mais comprido, ganhou 2,2 cm de entreeixos, é 5,7 cm mais largo e 2,9 cm mais alto. Nas portas, destaque para as maçanetas integradas, com fecho eletrônico, que permitiu a extinção da alavanca interna de abertura das portas, que no 500e é feita por meio de um botão.
No interior, a Fiat buscou formas retrô como o volante de dois raios e o cluster arredondado, que fazem conexão com o veículo original de 1957, porém com acabamento moderno e tecnológico. O sistema de infoentretenimento conta com tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, que fornece conectividade e informações para uma experiência única do usuário.
As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou o conforto percebido, com a inclusão de um novo console central que oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução.
O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l).
Condução
O novo 500e possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central.
- Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;
- Range: ativa a função “One Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance;
- Sherpa: ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.
A central multimídia com display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”, oferece informação de maneira renovada no 500 elétrico.
O display de 7” em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição, permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente.
Foi dada ênfase aos comandos e informações da interface ligadas ao veículo elétrico, a fim de tornar todos os dados relevantes imediatamente disponíveis, com gráficos simples, mas bem pensados. Para facilitar o conhecimento e a utilização dos diversos recursos do veículo, um assistente explicará em slide show as novidades mais relevantes, eventualmente lembrando ao motorista, por meio de um pop-up, a disponibilização de um determinado recurso que não está sendo utilizado.
O 500 elétrico está perfeitamente conectado ao smartphone: ele se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite definir desde o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades.
A central multimídia de última geração tem formato horizontal e se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado para eliminar as distrações do motorista. O sistema gerencia o Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, pode ser atualizado via web, tem comandos de voz avançados, que possibilitam “conversar” com o carro para controlar suas configurações, programa o ar-condicionado e pode escolher músicas. Outras funções:
· Funções do veículo: diagnóstico e configurações do carro, controle do assistente de estacionamento, controles de climatização integrados, repetições de display baseadas em Ethernet;
· Interface com usuário: reconhecimento de voz em linguagem natural, controles do volante, tela sensível ao toque, páginas personalizáveis (até 3 widgets por página, até 5 páginas, vários perfis (até 5);
· Navegação: mapa 3D personalizado, atualização do TOM TOM Maps, navegação conectada;
· Entretenimento: AM-FM, Dual Tuner, Wi-fi, Bluetooth, USB.
O charme do 500 elétrico se mostra nos detalhes. O bloco de carregamento do Wireless Charger apresenta um easter egg da silhueta do horizonte de Turim.
Mais conectado
O 500 elétrico está mais conectado do que nunca. Com a plataforma de serviços que a marca oferece, há mais conveniência, assistência e controle com muito mais segurança para o usuário, que terá à sua disposição toda a comodidade dos recursos também na palma da mão com seu smartphone ou até mesmo smartwatch e Assistente Virtual (Alexa).
A experiência do consumidor começa ainda na concessionária, onde o cliente realiza um registo prévio com dados simples. Então, recebe um e-mail para finalizar o cadastro do veículo adquirido e, a partir daí, pode passar a utilizar o aplicativo do sistema no celular e portal.
A partir do aplicativo é possível controlar o veículo com recursos como verificação do nível de carga, agendar o funcionamento do ar-condicionado e o carregamento do veículo. Além disso, o condutor pode verificar sua pontuação de direção e seu desempenho enquanto dirige:
Eco Score: disponível na central multimídia, é uma ferramenta que auxilia o usuário a melhorar constantemente sua forma de dirigir para reduzir o consumo, graças a informações fornecidas pelo carro sobre aceleração, desaceleração e velocidade;
E-Control: o usuário poderá controlar remotamente diversas funcionalidades baseadas nos serviços do veículo elétrico:
- Recarregue Agora: Permite iniciar automaticamente a recarga do 500e se já estiver plugado em uma estação de recarga, com o toque em um único botão no aplicativo ou botão físico próximo à tomado do veículo;
- Programação de Recarga: Possibilita definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início e término da recarga, dia da semana e a recorrência. Também é possível escolher um nome para o evento agendado;
- Programação de Climatização: Defina uma agenda escolhendo a data e o horário de início do seu percurso, dia da semana e a recorrência. Também é possível escolher um nome para o evento agendado. Em um primeiro momento este serviço estará disponível em conjunto com a funcionalidade “programação de recarga”, sendo possível registrar até 3 eventos entre as 2 funcionalidades. Não é possível escolher uma temperatura precisa, mas sim definir o horário de início do percurso e iniciar a climatização do veículo, conforme a última temperatura configurada dentro do carro;
- Configurações de nível de recarga: é possível escolher entre 5 diferentes níveis de potência relacionadas a 5 diferentes tipos de correntes e, por isso, 5 potências de cargas associadas. Essa funcionalidade, diferentemente das outras, estará disponível somente na central multimídia.
Navegação: O sistema de navegação disponível no 500 elétrico oferece também uma variedade conveniente de serviços de navegação conectados:
- Mapa de Alcance Dinâmico: Fornece uma representação gráfica do alcance atual do veículo por meio do mapa de navegação integrado. Mostra as áreas alcançáveis da localização atual, levando em consideração o alcance com base nas mudanças de elevação e geometria da estrada. Visualiza a autonomia do veículo em tempo real bem como a estação de recarga mais próxima;
- Mapa inteligente: Informações em tempo real sobre condição meteorológica, tráfego e radares, por exemplo, baseadas na localização do veículo. Tudo isso feito com visualização completa e intuitiva, acesso rápido para alteração nas configurações e rotas, entre outras vantagens;
- Busca por pontos de interesse e estação de recarga: O aplicativo pode informar o usuário sobre como encontrar e chegar a pontos de interesse, como estacionamentos e estações de recarga disponíveis nas proximidades, traçando rotas para chegar até os pontos de recarga. As indicações podem ser enviadas à central multimídia no veículo, para tê-lo disponível quando estiver a bordo;
- Atualização Remota de Mapa: Atualização “over-the-air” do mapa com base na conectividade já embarcada, sempre que disponível.
Segurança e Emergência
- Chamada de Emergência (SOS): Chamadas de emergência habilitadas por meio do botão SOS localizado no console do teto. Além disso, um sistema de suporte ativado diretamente na tela sensível ao toque do veículo ou no botão ASSIST no console do teto para fornecer assistência na estrada para demais emergências;
- Assistente de Recuperação a Roubo e Furto: Em caso de roubo ou furto confirmado, uma central de operação prestará assistência ao cliente, diretamente pressionando o botão “Assistência de Recuperação Veicular no aplicativo móvel. Assim que o roubo ou furto for confirmado com um boletim de ocorrência, recursos de segurança, incluindo rastreamento de veículos, serão ativados;
- Alerta Preventivo de furto: Se o sistema detectar uma tentativa de furto ou situação como reboque não autorizado, o proprietário é notificado. Além disso, nosso parceiro pode atuar de maneira preditiva, podendo se antecipar a situações de furto sem que nossos clientes estejam cientes;
- Alertas de Condução: Alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.
WI-FI Embarcado + Entretenimento
No 500 elétrico é possível ter acesso ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes. Capaz de conectar até 8 dispositivos ao mesmo tempo. Um período de teste gratuito permitirá que o cliente teste a experiência do WiFi embarcado.
Conheça mais sobre outras funções da plataforma de serviços conectados:
- Informações do veículo (Status de Saúde do Veículo): Informa o motorista sobre o status do veículo em tempo real relacionado ao nível da bateria, pressão dos pneus, odômetro, vida útil do óleo, tanto por meio de aplicativo móvel, portal da Web e sistema de entretenimento informativo no veículo;
- Alertas de Manutenção: Quando uma falha é detectada, um indicador de aviso / alerta de mensagem específico é enviado por meio de “notificação push” no aplicativo móvel e portal da web. Os alertas de veículos são baseados nas seguintes categorias: bateria, freios e suspensão, segurança e luzes;
- Atualização Remota de Software: Sem a necessidade de ir à concessionária, é possível realizar atualizações do software da central multimídia e módulo de telemetria do veículo.