A sétima geração do Mustang, que começa a ser vendida nos Estados Unidos no segundo semestre de 2023, chega com equipado com um mega propulsor, o Coyote V8 5.0 de quarta geração com 500 cv de potência e 57,8 kgfm de torque. O motor estará no Mustang Dark Horse, primeira série de alto desempenho da linha.
Desenvolvido pela Ford Performance, o novo motor Coyote é o V8, aspirado, que recebeu atualizações no virabrequim com um sistema de balanço exclusivo e bielas forjadas – usadas pela primeira vez no Mustang Shelby GT500 – para suportar o aumento da pressão nos cilindros e das velocidades dos pistões. Tem acelerador de corpo duplo e eixos de comando de válvulas reforçados para garantir a durabilidade nas pistas, além de ajustes do chassi, na suspensão e freios Brembo de seis pistões com sistema de resfriamento.
O Mustang Dark Horse tem câmbio manual de seis marchas, com a opção de automático de 10 velocidades, faróis escurecidos, grade em preto brilhante e o emblema do cavalo voltado para a frente.
Nos Estados Unidos a marca oferece o pacote Performance Pack, com diferencial traseiro Torsen, suspensão ativa MagneRide e rodas e pneus traseiros mais largos, além do “Performance Electronic Parking Brake”, freio eletrônico inédito que libera a capacidade de derrapagem traseira do Mustang para drift.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo