A Renault está lançando uma série especial e limitada do Mégane R.S. São 1.976 unidades numeradas (número que remete ao ano de criação da Renault Sport), assinados por Laurent Hurgon, piloto de testes e desenvolvimento, além de ser detentor de vários recordes do Mégane R.S. nas pistas.
A versão especial é baseada no Mégane R.S. Trophy, e irá substitui-lo a partir do segundo trimestre desse ano. Essa série limitada conta com o mesmo motor 1.8 turbo de 4 cilindros, 300 cavalos de potência e 420 Nm de torque, transmissão automática de dupla embreagem EDC (na Europa) e o diferencial mecânico Torsen, que permite ir de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
É equipado com pneus semi-slick Bridgestone Potenza S007, desenvolvidos para o Mégane R.S. Trophy-R, associados a aros de rodas de 19 polegadas Fuji Light, freios Brembo com tecnologia dual cast, com pinças vermelhas. A suspensão dianteira com pivôs independentes, o chassi Cup rebaixado, os batentes hidráulicos de compressão e o sistema 4CONTROL de tração nas quatro rodas reforçam o estilo esportivo do modelo, inclusive quando está em pistas.
Para essa versão a Renault investiu em um pacote visual, como adesivos exclusivos – remetendo a nova identidade da marca francesa, losango duplo e grafismos exclusivos distribuídos no teto e no capô, para-choque traseiro, portas e para-lamas.
A carroceria exibe para-lamas mais largos, de 60 mm na frente e 45 mm na traseira, saídas de ar laterais, faróis R.S. Vision, sistema de escape central, antena tubarão, um banco de competição do tipo concha e um difusor traseiro. A cabine tem bancos de competição do tipo concha Recaro ,cartão hands-free para identificação, acesso e partida do motor, soleiras exclusivas das portas e próximo da alavanca do câmbio uma placa de metal numerada, marcando a exclusividade de cada modelo.
Essa série do Mégane R.S. traz ainda sistema de navegação com tela de 9,3 polegadas com sistema Hi-Fi Bose, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, telemetria embarcada do R.S. Monitor, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras 360° para as manobras. A lista de opções se resume ao heads-up display, teto solar.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo