Cofap oferece gama completa de amortecedores para o Suzuki Jimny

A Cofap informa o lançamento de mais quatro códigos de amortecedores dianteiros e traseiros, GB27704 e GB27705 aplicados no Suzuki Jimny, ano 2015 a 2019, e GB27706 e GB27707 Suzuki Jimny Sierra 2019 em diante . Assim, passa a cobrir a frota circulante de 20 mil unidades do modelo fora-de-estrada mais vendido da marca de origem japonesa.

Vale destacar que os amortecedores Cofap são essenciais para o bom desempenho e segurança dos veículos, incluindo os 4×4 fora-de-estrada. A marca também oferece, desde 2018, o amortecedor de direção CB27670 do Suzuki Jimny.

Importante ressaltar que a Cofap disponibiliza outros amortecedores que atendem outros importantes modelos Suzuki. Ao todo são oito códigos disponíveis, sendo cinco de amortecedores – quatro turbogás e um super – e três molas a gás para a tampa e a porta traseira aplicadas nos modelos Vitara e Grand Vitara.

Além dos amortecedores, as marcas Cofap e Magneti Marelli possuem diversos componentes de reposição para veículos Suzuki. A Cofap oferece bieletas, pastilhas de freio e terminais axiais. Já a Magneti Marelli apresenta sensores de oxigênio, bombas d’água, cabos de velas, velas de ignição, filtros de óleo, interruptores de luz de ré, interruptores de pressão de óleo, sistema de injeção eletrônica, luzes da placa/teto/ré, faróis, palhetas, sensores de nível de combustível, sensores de temperatura de água, sensores de temperatura do painel, baterias e velas aquecedoras.

Quando substituir o amortecedor?

O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão e fundamental para a segurança dos ocupantes do veículo. A peça é responsável por manter os pneus sempre em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do carro nas mais diversas condições de piso.

Por ser um item de segurança, a Cofap recomenda a revisão periódica. Os componentes internos do amortecedor, como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas, entre outros, sofrem desgaste natural e se não estiverem funcionando corretamente, podem comprometer a eficiência do amortecedor e prejudicar a estabilidade, a segurança e o conforto.

Caso seja necessária a troca é importante evitar peças recondicionadas e sempre fazer a troca dos pares, para cada eixo. Se um amortecedor novo trabalhar em conjunto com outro usado (mesmo que ainda esteja em condições de uso), num mesmo eixo, poderá haver desequilíbrio no desempenho da suspensão, prejudicando a dirigibilidade.

Vale lembrar que a vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas ou estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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