O sistema de frenagem, item de segurança do veículo, é composto por vários componentes. Um deles é o disco de freio, peça circular e achatada, que fica presa ao cubo de roda, sendo um dos responsáveis por desacelerar e parar o veículo por meio do atrito das pastilhas na sua superfície. Por ter essa importante função, motoristas não devem descuidar na hora da manutenção. “Ao observar ruídos na frenagem, é importante verificar se há desgaste irregular dos discos de freio, bem como a espessura mínima, conforme a especificação marcada no próprio disco”, afirma Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.
Para auxiliar nesta tarefa, os discos de freio Fremax contam com Safety Check, tecnologia que indica o momento para a troca da peça. “O disco de freio possui uma marcação que vai desaparecendo conforme o desgaste”, comenta.
Em casos que o disco estiver abaixo da espessura mínima recomendada, o atrito somado à alta temperatura, pode acarretar alterações na superfície do mesmo causando empeno e, às vezes, trincas. As superfícies de contato do disco com as pastilhas devem ser planas, uniformes e livre de trincas em ambos os lados.
Quando existem ruídos em tambores de freio, Leandro explica que pode ser deformidade ou sujeira. “O contato entre as lonas e o tambor deve ser perfeito, a superfície não pode ter deformidades, e as dimensões devem estar dentro das especificações indicadas, desta forma haverá eficiência na frenagem sem a presença de ruídos”, ressalta.
A recomendação é fazer as verificações das medidas do tambor e, caso não seja necessário a substituição da peça, fazer a limpeza.