A BorgWarner lançou a linha de sistemas de Recirculação de Gases de Escape (EGR) para veículos comerciais e pesados Euro 5. Outro destaque foi a apresentação do portfólio de ignição BERU® no mercado de reposição na América Latina. Para expandir sua presença na região, a empresa oferecerá mais de 700 itens da linha, incluindo mais de 200 velas de incandescência, 50 tipos de controladores de velas de incandescência e aproximadamente 400 bobinas de ignição.
Esses componentes são compatíveis com mais de 28.200 aplicações, abrangendo modelos de montadoras como Audi, BMW, Ferrari e Porsche. “Temos uma excelente oportunidade com esses produtos no mercado de reposição latino-americano. Eles são projetados e fabricados de acordo com os mais altos padrões globais da indústria automotiva, atendendo também ao setor OEM”, afirma Guilherme Soares, Head de Aftermarket da BorgWarner na América Latina.
A empresa apresentou também 30 novos códigos de peças para produtos que abrangem mais de 80 aplicações, com destaque para turbos e conjuntos centrais aplicáveis tanto para caminhões Euro 5 quanto para veículos de passeio flex da Volkswagen e Stellantis, que representam cerca de 50% da frota de veículos leves com motores turbo flex fabricados no Brasil, além de embreagens e hélices para ônibus Euro 5 e Euro 6.
A empresa também mostrou nova embalagem com o logotipo atual da marca, que foi atualizado em 2023 para reforçar o compromisso com a descarbonização e o futuro da mobilidade.
A empresa aproveitou a feira para reforçar a campanha “Garantia Dobrada”. Em celebração aos 50 anos de atuação no Brasil, a campanha foi estendida, pela primeira vez, de um para dois anos a garantia dos turbocompressores fabricados no Brasil e vendidos exclusivamente no mercado de reposição independente na América Latina.
A BorgWarner também apresentou o processo de remanufatura, exibindo dois turbocompressores: um antes e outro depois do processo de remanufatura. O processo reduz a pegada de carbono do turbo ao descartar corretamente os materiais e componentes substituídos. “Globalmente, em 2023, aproximadamente 37% dos nossos insumos vieram de materiais remanufaturados ou reciclados”, diz Soares.
Há dois anos, todos os turbos remanufaturados da BorgWarner produzidos no Brasil ostentam o selo “Remanufatura Fabricante Original”, certificado pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e reconhecido pela Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças), que atesta o processo sustentável e os padrões de produção compatíveis com novos produtos. “A remanufatura possibilita a aquisição de produtos originais de qualidade a preços competitivos”, acrescenta.
Além disso, a BorgWarner apresentou outras soluções de ponta, como turbos com tecnologia de rolamentos ball bearing para motores Euro 6 e soluções voltadas para veículos híbridos e elétricos comerciais e pesados, como os sistemas High Voltage e Fan,e Heaterebateria.
Editor da Revista Farol Alto
[email protected]