BMW abre pré-venda do novo roadster Z4

A terceira geração do BMW Z4 estreia no país em campanha de pré-venda e já pode ser adquirido na rede de concessionárias autorizadas BMW com previsão de entrega no próximo trimestre. A ação de pré-venda começa nesta segunda-feira (8) e compreende a versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria, e oferecida por R$ 309.950.

Mesmo ostentando atributos de um genuíno roadster BMW, entre elas a silhueta baixa, o baixo centro de gravidade, a baixa posição dos assentos e os balanços curtos, o novo BMW Z4 conta com distância de entre eixos mais compacta, e reinterpretação de elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, que foram completamente remodelados.

Os faróis trazem novidades: pela primeira vez as duas fontes de luz estão posicionadas uma sobre a outra. O design verticalizado das máscaras é recortado, na parte superior, por uma faixa diagonal com luzes indicadoras de direção integradas. O novo BMW Z4 vem com faróis de LED de série.

O teto de lona na cor preta é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h. As proporções da carroceria refletem a distribuição de peso entre os dois eixos (50:50), outra característica irretocável dos automóveis BMW.

O novo BMW Z4 cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. Ele é 85 milímetros mais longo que o anterior (4,324 metros), 74 mm mais largo (1,864 m) e 13 mm mais alto (1,304 m). A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,470 m – 26 mm menor que a da geração anterior. A presença de bitolas 98 mm mais largas, no eixo dianteiro (1,609 m), e com 54 mm a mais, na traseira (1,616 m), tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.

Externamente, o modelo também traz como destaque o pacote aerodinâmico M Sport, que inclui para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar; saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais altamente distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 18 polegadas. A versão M Sport será disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).

O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui também o Driving Assistant, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações. Esta tecnologia agrega ainda o controle de cruzeiro adaptativo que possibilita ao condutor definir uma velocidade constante e que o veículo a adapte de acordo com a velocidade do veículo à frente. As velocidades podem ser fixadas entre 30 km/h e 160 km/h e com quatro diferentes ajustes de distância de segurança.

Sob o capô
O novo BMW Z4 sDrive30i M Sport é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina e capaz de entregar 258cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e torque máximo de 400Nm (de 1.550 a 4.400 rpm). Esta unidade recebeu minuciosos aperfeiçoamentos no sistema BMW TwinPower Turbo, que contempla turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável VALVETRONIC e comando de válvulas Duplo-VANOS.

O conjunto motriz do roadster está apto a leva-lo do 0 (zero) aos 100 km/h em 5,4 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle).

Tecnologias de segurança
O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui ainda sistemas de segurança de última geração como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de quatro airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat; e estepe de emergência.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.