O maior e mais importante lançamento da Yamaha Brasil para 2017 é a nova Yamaha Fazer 250 ABS, que chega para revolucionar o segmento das motos naked na faixa de 250 cc. Com design cheio de arrojo, sistema ABS de série e garantia de fábrica de 4 anos, a moto custa R$ 14.990.
A moto foi totalmente refeita. O chassi é mais leve e resistente a torções; emagreceu 4 kg e tem ângulo do cáster de 24,5°e trail de 98 mm. A suspensão é completamente nova, mais robusta, sendo na dianteira com tubos internos mais largos (de 37mm de diâmetro para 41mm) e com 10mm de curso (de 120 para 130mm). Já na traseira, o amortecedor único tem curso de 120mm, com ajuste de sete níveis de compressão.
Agora com 10 raios, as rodas em liga leve ganharam design mais arrojado e, além de mais bonitas, também estão mais largas, passando de 2,15para 2,5 polegadas na dianteira, e de 3,0 polegadas na traseira, para 4,0. Os pneus são os Pirelli Sport Demon. Na dianteira a medida é de 100/80-17, enquanto na traseira passa de 130/70-17, do modelo anterior, para 140/70-17. O farol e lanterna traseira são em LED, o painel digital tem iluminação em LED e conta agora com indicadores de consumo instantâneo e média de consumo.
Já o motor flex monocilíndrico de arrefecimento misto tem capacidade de 249,5 cm³ e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote. Internamente, conta com pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada pela nova Fazer é de 21,3 cv e de 21,5 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.
O câmbio tem 5 marchas e a transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo.
Outra novidade é a XTZ 150 Crosser Z. Além dos conhecidos atributos da Crosser – que agora passa a se chamar Crosser S –, como economia, durabilidade e conforto, a nova versão da trail está mais aventureira e melhor adaptada a incursões no off-road, principalmente em terrenos ruins e com lama. Nela, o para-lama dianteiro é alto, fixado junto a mesa inferior. Além disso, a nova versão da Crosser é equipada com protetores de bengala e guarda-pó nos cilindros dos amortecedores dianteiros.
A nova YZ450F 2018 chega com novo motor, mais potente, leve e com partida elétrica. Nele o sistema de arrefecimento também é novo, garantindo ainda mais eficiência. A moto é a primeira a receber ajustes no gerenciamento do motor por meio de um aplicativo para smartphones via wi-fi, o Yamaha Power Tuner, com o qual é possível alterar a forma como a potência e torque são entregues.