Cinema e carros sempre correram na mesma velocidade. A lista de modelos que pegaram carona nas grandes produções é imensa, exemplo é o Mustang, da Ford, que contabiliza nada menos do que 3.800 aparições em filmes e na TV. Certamente bem mais visível do que inúmeras estrelas de primeira linha.
Ao longo de mais de cinco décadas de existência do esportivo, na verdade são 53 anos. Ele marcou presença em inúmeras superproduções. Os aficionados por cinema não esquecem sequência do carro “voando” pelas ruas de São Francisco, piloto por Steve McQueen, em 1968? Virou marca registrada.
Mas o Mustang está presente em outras produções. Veja as cinco mais famosas, onde ele tem papel destacado.
1 – 007 Contra Goldfinger (1964)
Oito meses após ser lançado no mercado americano em 1964, ele fazia sua estreia nas telas no filme “007 Contra Goldfinger”. A perigosa estrada de Furkapass, nos Alpes Suíços, serviu como cenário para as cenas de perseguição. Uma das passagens de maior impacto é o momento em que o agente destrói os pneus do Mustang conversível de Tilly Masterson.
2 – Bullitt (1968)
Em 1968 o Mustang nas mãos de Steve McQueen , se transforma em um astro do cinema com personalidade própria, naquela que é considerada a melhor perseguição de carros já filmada: os mais emocionantes nove minutos nas ruas de São Francisco, em Bullitt. A mesma sequência foi refeita 44 anos depois para a TV, no final da série “Alcatraz”.
O caráter marcante do Mustang GT verde eternizado no filme resultou na criação de várias edições comemorativas, como a do modelo de 2001 pilotado por Chad – filho de Steve McQueen – numa reconstituição da famosa cena de perseguição nas ruas de São Francisco. O Mustang Bullitt original foi encontrado recentemente no México, ainda com as marcas dos dois maiores impactos sofridos durante as gravações.
3 – 007 – Os Diamantes são Eternos (1971)
Quando se viu encurralado num beco sem saída pela polícia de Las Vegas, James Bond realizou uma das manobras mais arriscadas do cinema e inclinou seu Mustang Mach 1 em duas rodas, passando por um caminho de pedestres e provando para o mundo, e para o próprio 007, a potência do modelo.
4 – 60 Segundos (2000)
A refilmagem de “60 Segundos”, no ano 2000, produziu outro clássico, um Mustang Eleanor 1967 prata e preto, dirigido por Nicolas Cage. No remake do filme de mesmo nome lançado em 1974, o protagonista é forçado a roubar 50 carros de luxo numa noite. Para tentar despistar as autoridades, ele dá nomes de mulheres a cada modelo. O último desses modelos, um Mustang Shelby GT500, foi chamado de Eleanor e protagonizou uma das melhores cenas de perseguição policial dos anos 2000. Ele é o único Mustang da história a ter o seu nome incluído como astro nos créditos de um filme.
5 – Eu Sou a Lenda (2007)
Mais recentemente, em 2007, Will Smith foi o protagonista de “Eu Sou a Lenda”, filme pós-apocalíptico em que usa seu Mustang Shelby GT500 para encontrar a cura de um mal que dizimou a raça humana. Depois de seis gerações e uma forte ligação com a cultura pop, o “muscle car” se tornou o esportivo mais vendido do mundo e será lançado em breve pela Ford no Brasil.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo