Boa notícia para micro e pequenos frotistas, e empresários que necessitam de um ou dois carros para trabalhar, como perueiros e comerciantes que fazem entregas à domicílio: a Renault, por intermédio do banco da montadora, acaba de disponibilizar um sistema de gestão de frota que permite ao cliente programar paradas de revisões e manutenções preventivas e, mais importante, com valores fixos de peças e mão-de-obra já inclusos nas parcelas do financiamento de aquisição do carro.
O novo produto chama-se Renault Connect PRO, e pode ser contratado no momento da compra do veículo, desde que seja financiado pelo Banco Renault, em 36 parcelas. Há duas opções de planos: um com as revisões de garantia, que garante troca de óleo, filtro de combustível, ar, óleo e cabine, correias, líquido de arrefecimento, velas e fluido de freios, e outro, mas completo, que além dos itens de revisão conta também com troca de peças de manutenção preventiva e corretiva, como pastilhas e discos de freios, kit embreagem, escape, atuadores, bateria, amortecedores, lâmpadas, palhetas e batentes de amortecedor. Em ambos, toda mão-de-obra está inclusa.
Segundo os executivos da Renault, o Connect PRO chega para ajudar o empresário a ter maior controle dos veículos da empresa, e assim reduzir tempos de parada e maximizar rentabilidade. Ao adquirir o veículo, que pode ser qualquer modelo da montadora, o carro recebe ainda na linha de montagem um chip 4G que passa a informar para um sistema diversas informações do veículo, como localização (GPS) e indicadores de uso e consumo.
Por enquanto a novidade está disponível apenas para novas aquisições, mas dependendo do sucesso do projeto, a montadora pode incluir veículos já em uso no sistema.
Os valores dos contratos dependem de cada modelo adquirido. Como exemplo, um Renault Sandero Authentique 1.0 que custa R$ 45.990, tem os seguintes valores: entrada de 30% (R$ 12.693) e 36 parcelas de R$ 964. Com o Connect PRO + Revisão, a entrada de 30% sobe para R$ 13.400 e as parcelas para 36x R$ 983. Já o pacote completo, a entrada fica em R$ 13.860 e as parcelas 36x R$ 991.
Pelos números, o valor aumenta, porém deve-se lembrar que há três anos de revisões incluso e, no pacote completo, há também todos aqueles itens de desgaste natural e manutenção corretiva. A Renault informa que os três anos de revisões (60.000 km) deste exemplo custa R$ 2.647, já o valor das peças de manutenção corretiva R$ 4.500. Por fim, a empresa estima que o custo de um sistema de gestão é de R$ 2.126, para um período de 36 meses.
O plano com as revisões pode ser uma boa idea. Já o plano mais completo é uma aposta. Com exceção dos itens de desgaste natural (pastilhas e disco de freios, embreagem, velas, palhetas, amortecedor e batentes) os demais (bateria, escape, atuador, bateria e lâmpadas) só são trocados quando apresentam defeito. O empresário deve fazer as contas e decidir se prefere correr o risco ou não, mesmo porque esses componentes são facilmente encontrados no mercado de reposição independente, geralmente com preços muito mais atrativos do que os praticados pelas concessionárias.
Pena a Renault não ter incluído pneus e serviços de alinhamento e balanceamento.