Renault lança sistema de gestão de frotas

Boa notícia para micro e pequenos frotistas, e empresários que necessitam de um ou dois carros para trabalhar, como perueiros e comerciantes que fazem entregas à domicílio: a Renault, por intermédio do banco da montadora, acaba de disponibilizar um sistema de gestão de frota que permite ao cliente programar paradas de revisões e manutenções preventivas e, mais importante, com valores fixos de peças e mão-de-obra já inclusos nas parcelas do financiamento de aquisição do carro.

O novo produto chama-se Renault Connect PRO, e pode ser contratado no momento da compra do veículo, desde que seja financiado pelo Banco Renault, em 36 parcelas. Há duas opções de planos: um com as revisões de garantia, que garante troca de óleo, filtro de combustível, ar, óleo e cabine, correias, líquido de arrefecimento, velas e fluido de freios, e outro, mas completo, que além dos itens de revisão conta também com troca de peças de manutenção preventiva e corretiva, como pastilhas e discos de freios, kit embreagem, escape, atuadores, bateria, amortecedores, lâmpadas, palhetas e batentes de amortecedor. Em ambos, toda mão-de-obra está inclusa.

Segundo os executivos da Renault, o Connect PRO chega para ajudar o empresário a ter maior controle dos veículos da empresa, e assim reduzir tempos de parada e maximizar rentabilidade. Ao adquirir o veículo, que pode ser qualquer modelo da montadora, o carro recebe ainda na linha de montagem um chip 4G que passa a informar para um sistema diversas informações do veículo, como localização (GPS) e indicadores de uso e consumo.

Por enquanto a novidade está disponível apenas para novas aquisições, mas dependendo do sucesso do projeto, a montadora pode incluir veículos já em uso no sistema.

Exemplo de custo do Renault Connect PRO

Os valores dos contratos dependem de cada modelo adquirido. Como exemplo, um Renault Sandero Authentique 1.0 que custa R$ 45.990, tem os seguintes valores: entrada de 30% (R$ 12.693) e 36 parcelas de R$ 964. Com o Connect PRO + Revisão, a entrada de 30% sobe para R$ 13.400 e as parcelas para 36x R$ 983. Já o pacote completo, a entrada fica em R$ 13.860 e as parcelas 36x R$ 991.

Pelos números, o valor aumenta, porém deve-se lembrar que há três anos de revisões incluso e, no pacote completo, há também todos aqueles itens de desgaste natural e manutenção corretiva. A Renault informa que os três anos de revisões (60.000 km) deste exemplo custa R$ 2.647, já o valor das peças de manutenção corretiva R$ 4.500. Por fim, a empresa estima que o custo de um sistema de gestão é de R$ 2.126, para um período de 36 meses.

O plano com as revisões pode ser uma boa idea. Já o plano mais completo é uma aposta. Com exceção dos itens de desgaste natural (pastilhas e disco de freios, embreagem, velas, palhetas, amortecedor e batentes) os demais (bateria, escape, atuador, bateria e lâmpadas) só são trocados quando apresentam defeito. O empresário deve fazer as contas e decidir se prefere correr o risco ou não, mesmo porque esses componentes são facilmente encontrados no mercado de reposição independente, geralmente com preços muito mais atrativos do que os praticados pelas concessionárias.

Pena a Renault não ter incluído pneus e serviços de alinhamento e balanceamento.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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