O JAC J2 surpreendeu na semana de teste drive oferecido pela montadora. Pequeno e ágil, é ideal para o uso diário nos grandes centros urbanos, graças ao motor 1.4 litro com comando de válvulas variável, que rende 108 cv de potência e torque máximo de 14,1 kgfm, ao tamanho compacto (3,53 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1, 47 m de altura), e o peso, de apenas 915 kg.
Porém, o ponto forte é também o fraco do modelo, que leva até quatro passageiros com conforto, mas o reduzido espaço de porta-malas, com apenas 121 litros, o torna quase impraticável para ser o carro da família. O preço também é salgado para um subcompacto: R$ 33.150, segundo tabela Fipe. Mas, é uma boa opção para quem procura um segundo carro, pois a sensação de dirigir é similar ao de um modelo médio com motor 1.8 litro.
Completo de fábrica, vem com ar-condicionado, airbags duplos, feios ABS, volante com regulagem de altura (faltou a regulagem de profundidade), direção elétrica, som com MP3 e entrada USB (porém não lê o iPhone), vidros elétricos, faróis e lanternas de neblina, e rodas de alumínio de 14 polegadas.
O quadro de instrumentos é diferente, com um grande velocímetro ao centro e dois minúsculos relógios ao lado, um conta-giros e outro para marcar a quantidade de combustível no pequeno tanque de 35 litros.
Faltou, como na maioria dos carros de origem oriental, o indicador de temperatura do motor, algo que parece ser uma tendência no mundo dos automóveis. Afinal, para que dar mais informações ao motorista?
O sistema de som também podia ter conexão sem fio para o celular (bluetooth) e botões do vidro elétrico com descida e subida automática, que facilitam a operação. E, como a vocação é a cidade, um câmbio automático ou automatizado também é bem-vindo, muito mais do que o sensor de estacionamento, dispositivo quase inútil em um modelo hatchback tão curto.
O modelo não é necessariamente bonito, principalmente a traseira com as enormes lanternas, mas tem design moderno e alinhado às tendências mundiais.
No dia a dia
A agilidade em acelerações e facilidade de manobra torna o J2 agradável de dirigir, o que reflete no consumo, que ficou em torno de 8 km/l na cidade, porém sempre com uma condução mais esportiva. A suspensão é macia, absorve bem as irregularidades, e podia até mesmo ser um pouco mais menos mole.
Ficha técnica
JAC J2 1.4 VVT
Motor: dianteiro, VVT, 4 cilindros, 16 V, gasolina
Cilindrada: 1.332 cm³
Potência: 108 cv a 6.000 rpm
Torque: 14,1 mkgf a 4500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 175/60 R14
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.535 mm; largura, 1.640 mm; altura, 1.475 mm; entre-eixos, 2.390 mm
Peso: 915 kg
Volumes: porta-malas 121 l; tanque de combustível: 35 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 s; velocidade máxima de 187 km/h
Editor da Revista Farol Alto