Jipinho urbano

O Renault Duster é um dos carros mais apropriados para rodar pelas ruas das grandes cidades brasileiras, que apesar de serem asfaltadas, são imperfeitas por DNA, sempre cheias de buracos e irregularidades que fazem alegria dos fabricantes de molas e amortecedores.

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O jipinho de origem do Leste Europeu se adaptou bem por aqui. Com suspensão elevada (21 cm de altura do solo, com ângulo de ataque e saída de 30º), rodas aro 16”, calçadas com pneus 215/65, a maioria dos buracos pode ser facilmente ignorados, pois a suspensão, tipo McPherson independente na dianteira, e semi-independente com eixo de torção na traseira, dá conta do recado.

A versão avaliada nesta reportagem é a topo de linha,  Dynamique, com motor 2.0 litros, 16 válvulas, flex, com câmbio manual de seis velocidades, que custa a partir de R$ 65.480, de acordo com o site da Renault.

O modelo avaliado tinha pintura metálica Verde Amazonie (R$ 1.250) e bancos de couro (R$ 1.550), e sistema de navegação com tela touchscreen de 7’’, rádio com conexão USB/iPod, Bluetooth e AUX (R$ 650). O custo total do modelo concessionária é de R$ 68.930, e é justamente neste ponto que o negócio complica.Quase R$ 70 mil em um jipinho popular.

A seu favor, a tração 4×4 e a transmissão de seis velocidades, dois itens que fazem diferença em um jipinho como este. Apesar de não ter vocação off road, a tração 4×4 é sempre bem vinda como item de segurança, principalmente para ser usada em dias de chuva, ainda mais porque o carro não conta com sistema de controle de tração e estabilidade.

Já a caixa manual de seis velocidades é perfeita para manter o giro do motor sempre baixo, o que reflete em economia de combustível, principalmente em trechos rodoviários.

 

Vida a bordo

O conforto a bordo do Duster é muito bom. Mesmo sendo alto, não tomba excessivamente nas curvas, e o motor 2.0 litros de 142 cv (etanol) e bastante esperto.

O sistema de navegação fica mal posicionado no centro do painel, muito baixo da linha de visão do motorista. Apesar da aparência interessante, é um opcional que pode ficar de fora da compra, sem problemas, ainda mais porque atualmente já existem excelentes opções de navegadores GPS com tela touchscreen a preços bem convidativos.

Em linhas gerais, o Duster é uma boa escolha. Pena que o preço não ajude muito.

 

Ficha técnica

Renault Duster 2.0 16V Dynamique 4×4 Manual

Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 V, flex

Cilindrada:  1.998 cm³

Potência: 142 cv/138 cv a 5.500 rpm  (etanol/gasolina)

Torque: 20,9 mkgf/19,7 mkgf a 3.750 rpm (e/g)

Câmbio:  manual, 6 marchas

Direção: hidráulica

Tração: 4×4

Pneus:  215/65 R16

Freios: disco ventilado na dianteira (280 mm) e

tambor na traseira (229 mm), com ABS com EBD

Dimensões: comprimento, 4.315 mm; largura, 1.822 mm;

altura, 1.690 mm; entre-eixos, 2.673 mm

Peso: 1.353 kg

Volumes: porta-malas 400 l; tanque de combustível: 50 l

Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 s/11,1 s (e/g); velocidade máxima de 181 km/h/178 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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