A Volkswagen lança no país seu primeiro modelo híbrido, o Golf GTE. O veículo que tem preço sugerido de R$ 199.990, terá um lote de 100 unidades, todas na cor azul, que serão comercializadas a partir do dia 11 de novembro, em três cidades do Brasil: São Paulo, Curitiba e Brasília.
Por enquanto, o Golf GTE não terá opcionais, a versão traz de série piloto automático , câmbio automático de seis marchas, faróis full Led, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar digital dual zone, rodas de 16 polegadas, controle de estabilidade, multimídia com tela de 9,2 polegadas.
O GTE conta com dois motores, 1.4 turbo de 150 cavalos e um elétrico de 102 cavalos, juntos entregam 204 cavalos de potência e torque de 35,7 kgfm, vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, e a velocidade máxima é de 222 km/h. Utilizando somente o motor elétrico ele atinge a velocidade máxima de 130 km/h.
Elétrico ou híbrido?
O motorista pode escolher entre dois modos : Se optar pelo elétrico basta acionar um botão ao lado do câmbio e entrar no modo “e-mode”. No híbrido o sistema escolhe qual o mais eficiente.
Os principais sistemas são sempre visualizados no painel de instrumentos ou na central multimídia que tem tela sensível ao toque, e mostra as funções como monitor de autonomia, mostrador de fluxo de energia e estatísticas de emissão zero.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo