O elétrico 500

A Fiat entrou com carga total no mundo dos carros 100% elétrico, ao lançar uma versão do Cinquecento sem motor a combustão. O modelo que tem previsão de chegada no Brasil no final do ano,  tem um motor com potência de 87 kW (118 cv), atinge a velocidade máxima de 150 km/h (limitada), acelara de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s, além de uma autonomia de até 320 km.

As baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh, e o novo  500 é equipado com um sistema de carregamento rápido. São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, o que é mais do que necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está carregada em 80%.

Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, com o Easy Wallbox, um sistema para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual. Pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia. Além disso, o Easy Wallbox está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. O modelo também vem com um cabo para carregar diretamente em postos na rede pública.

O Novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor. O Sherpa otimiza os recursos para garantir a chegada ao destino. Já o Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor a combustão, enquanto o modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador.

O Cinquecento  conta sistema de direção autônoma de nível 2, tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo. O Intelligent Speed ​​Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o motorista pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360​​° fornecem

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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