A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou balanço/ sobre as vendas de veículos novos em março que teve uma queda de 21,9% com o emplacamento de 163.588 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra 209.148 em março de 2019. O resultado negativo é consequência da pandemia do coronavírus.
A queda nas vendas vem piorar a crise no setor que tinha a expectativa de um mês melhor em comparação a fevereiro, que teve menos dias. Nos três primeiros meses do ano, as vendas foram de 558 mil unidades.
Segundo Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, o impacto causado pela Covid-19 paralisou as vendas nas concessionárias. “ Nosso setor representa 4,5% do PIB , gera mais de 315 mil empregos, por meio de 7,3 mil concessionárias, está, praticamente, paralisado”, afirmou.
O balanço apontou que o modelo mais vendido foi o Onix, da Chevrolet, com um total de 12.007 unidades, uma redução de 32% se comparado a fevereiro, quando o veículo teve emplacados 17.652 veículos.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo