Arrizo 6 é aposta da Caoa Chery contra VW Jetta

A Caoa Chery acaba de apresentar no novo sedã médio Arrizo 6, modelo que pretende brigar de frente com Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze, mas principalmente Volkswagen Jetta. E, para isso, aposta em tamanho, tecnologia e preço.

O preço é quase campeão. Oferecido em versão única, GSX, o Arrizo 6 custa R$ 108.750, mas durante algumas semanas, está com preço promocional de lançamento, e sai por R$ 98.400. As versões de entrada do Honda Civic e Chevrolet Cruze custam um pouco menos, na faixa de R$ 97.600, segundo tabela Fipe. Mas, o Arrizo 6 vem melhor equipado e, em contra partida, tem menos status.

Tamanho
A comparação com os rivais termina aqui. Posteriormente publicaremos reportagens de comparativos, ok? Focamos no Arrizo 6, então. O sedã tem 4,68 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, com porta-malas de 570 l. O destaque aqui é o porta-malas.

O carro pesa 1.364 kg. Nada mal. São apenas 8 kg a mais do que o irmão menor Arrizo 5. Isso talvez justifique a utilização do mesmo powertrain, o motor 1.5 litro turbo flex, de 150/147 cv de potência (etanol/gasolina) e 21,4 kgfm de torque máximo à 1750 rpm em ambos combustíveis).

E, talvez, a pequena diferença no peso justifique também os números de performance e consumo: 0 a 100 km/h em 9,8 segundos; consumo na cidade de 11/7,6 km/l com gasolina, e na estrada 13,3/9,4 km/l com etanol.

Destaques
A primeira impressão do Arrizo 6 é boa. O sedã tem uma bela silhueta e design agradável. Mas, por dentro, apesar de a Caoa Chery ter caprichado nos detalhes de acabamento, não chegou a impressionar. Pelo menos não pelo vídeo (a apresentação do carro foi por videoconferência, por conta do isolamento social). Talvez ao vivo seja diferente.

O que chamou atenção foram as saídas de ar no painel, em uma linha horizontal tal como havia na geração passada do Corolla. Muito feio. E também a ausência de um espelho retrovisor interno mais sofisticado, com tecnologia fotocromática.

O painel é bacaninha. Tem tela digital colorida com computador de bordo que muda de cor entre os mostradores de velocidade e rotação do motor. Central multimídia com Apple Car Play e espelhamento para Android (não é Androido Auto), duas tomadas USB na frente e uma atrás, junto com duas saídas de ar para os passageiros do banco traseiro.

Mas o destaque mesmo é o sistema de partida remota, que muitos carros já oferecem, geralmente como opcional, assim como a câmera 360°. Estes são dois dispositivos bastante úteis no dia-a-dia.

De resto, o Arrizo 6 é um típico carro chinês, com freio a disco nas quatro rodas, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois tipo cortina), ABS com ESP, controle de tração, Auto Hold, controle de rampa, freio de estacionamento com acionamento elétrico, chave presencial, retrovisor rebatível, teto solar, DRL, ar-condicionado de uma única zona, entre outros equipamentos.

O carro tem 3 anos de garantia, sendo que motor e câmbio tem dois anos a mais, ou seja, 5. As encomendas já podem ser feitas, mas o carro só chega às concessionárias na segunda quinzena de julho.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.