Volkswagen Saveiro Cross – Caçamba jovem

Entre as picapes leves, o Volkswagen Saveiro é, talvez, o mais jovial de todos, apesar da forte concorrência do Fiat Strada, que acaba de ser renovado (veja matéria na página 5), e do Peugeot Hoggar, última novidade apresentada neste segmento, e que acompanha as linhas do 207.

Invalid rotator ID specified (path erc_55_1383249337 doesn't exist). Unable to display rotator.

A versão avaliada nesta reportagem é a topo de linha, Cross, que conta com o velho motor 1.6 litro flex de 8 válvulas, que rende no máximo 104 cv de potência e torque máximo de 15,6 Kgfm.

O maior atrativo da picape é o design, alinhado ao demais veículos da marca, com faróis de dupla parábola e um enorme farol de neblina. As rodas de 16 polegadas com pneus de uso misto 205/60 chamam atenção e alegram o conjunto.

Vida a bordo
Assim como os demais veículos da família, o Saveiro Cross conta com excelente dirigibilidade, sendo a posição de dirigir um dos pontos altos, por conta do bom ajuste de altura e profundidade do banco e volante.

A cabine estendida tem capacidade de carga de 300 litros, suficiente para carregar malas e mochilas, além de pequenas compras. É possível, até mesmo, levar uma pessoa pequena, apesar de não ser recomendável.

A versão avaliada era completa, com sistema de áudio com bluetooth e controle no volante, computador de bordo, ar-condicionado, direção hidráulica, airbags duplos e freios ABS.

Com suspensão elevada em relação às demais versões, aliado aos pneus 205/60 R15, o Saveiro Cross é um pouco mais confortável para se rodar nas esburacadas ruas de São Paulo.

Porém, trata-se de um carro de passeio, e não veículo de carga. Assim, apesar do bom espaço de caçamba, 734 litros, conta com molas helicoidais na suspensão traseira, que garante mais conforto, mas limita o poder de carga em 661 kg.

Uma das novidades do modelo 2014 é a inclusão de sensor de estacionamento com item de série. Além do sinal sonoro, o painel do sistema de áudio mostra uma figura do carro com barras que indicam a proximidade do obstáculo. Item praticamente dispensável quando o carro está vazio, mas altamente útil quando carregado com carga acima da vigia traseira.

Apesar de o motor não ser um dos mais tecnológicos, a Volks retrabalhou bem o consumo. Durante a semana de testes, no uso misto (60% estrada 40% cidade, com trânsito leve) o consumo médio com etanol ficou em 9,5 Km/l., uma boa marca.

Ficha técnica
VW Saveiro Cross 1.6l VHT Total Flex Cabine Estendida
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 104 cv/101 cv a 5.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 15,6 Kgfm/15,4 Kgfm a 2.500 rpm (e/g)
Câmbio: manual 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 205/60 R15
Freios: dianteira disco ventilado (256 mm) e tambor na traseira (230), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.526 mm; largura, 1.729 mm; altura, 1.546 mm; entre-eixos, 2.750 mm
Peso: 1074 kg
Volumes: caçamba: 734 litros;
tanque de combustível, 55 litros
Desempenho:
aceleração de 0 a 100 km/h em 11 s/11,4 s (e/g);
velocidade máxima de 177/175 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.