Brasil emplaca mais de 30 mil carros elétricos em 2023

A cada ano o mercado brasileiro de veículos elétricos vem crescendo acima do esperado pelos fabricantes. O Brasil teve um semestre recorde, com 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023, representando um aumento de 58% em relação a 2022. Em junho, foram registrados 6.225 emplacamentos, o que indica uma possível superação da previsão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) de 70 mil emplacamentos até o final do ano. A frota total atingiu 158.678 unidades.

Entre as tecnologias disponíveis no mercado de veículos leves eletrificados no país, foram os elétricos plug-in (PHEV) que apresentaram o maior crescimento nos últimos 12 meses. No primeiro semestre de 2023, foram comercializados 11.475 veículos PHEV, o que representa um aumento de 206% sobre o mesmo período de 2022 (3.751). A expectativa é de que, até 2035, pelo menos 60% dos automóveis recém-adquiridos no país serão movidos por essa fonte de energia.

 A frota nacional é estimada em quase 60 milhões de veículos, sendo aproximadamente 60 mil elétricos ou híbridos – pouco mais de 1% do número total. A soma inclui veículos de passeio quanto caminhões e ônibus.

Para traçar um perfil do segmento eletrificado no país, a LeasePlan | ALD Automotive, elaborou um e-book abordando vários temas, além de mostrar a projeção e tendencias do setor.

 De acordo com o levantamento, a participação das tecnologias no total de vendas de eletrificados no primeiro semestre de 2023 foi a seguinte: HEV flex: 38% (12.317);HEV a gasolina: 14,5% (4.670 veículos); PHEV: 35,5% (11.475);BEV: 12% (3.777).

O Brasil atualmente conta com mais de 3 mil eletropostos de recarga, um aumento de 10,2% em relação a dezembro de 2022. Empresas como Audi, Porsche e Raízen (licenciada da Shell) estão investindo R$ 24 milhões para instalar 20 carregadores rápidos (150 kW) em postos Shell até março de 2024.

 Os carregadores proporcionam de 0% a 80% de carga em 30 minutos, e os clientes poderão agendar e pagar pela recarga de forma digital por meio de um aplicativo. A maioria dessas estações de recarga se encontra em São Paulo, indicando o papel crucial do estado na promoção da mobilidade elétrica.

O governo brasileiro oferece incentivos fiscais para a compra de VEs, como a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).  No entanto, há desafios a superar, como a necessidade de investimentos em infraestrutura, políticas públicas consistentes e a conscientização sobre os benefícios da mobilidade elétrica, revela.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.