A BMW está trazendo para o Brasil, a versão mais luxuoso da Série 7, a Pure Excellence. O sedã conta com motor V8, de 4.395 cm³, 450 cv de potência (entre 5.500 e 6.000 rpm) e 650 Nm de torque máximo (de 1.800 a 4.500 rpm), tração traseira e transmissão automática esportiva Steptronic, de oito velocidades, com alavancas atrás do volante (paddle shifts) para trocas de marcha. Vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O que não falta no modelo é elegância, principalmente no design externo. Cromado nos para-choques dianteiro e traseiro, nas saídas de ar laterais, na base das portas e nas guarnições das saídas de escapamento, as rodas de liga leve, modelo W-spoke, de 20 polegadas, e o sistema de freios, que exibe pinças na cor preta, e o logotipo da BMW em destaque. O interior é decorado com insertos em madeira e acabamento Black High-gloss, revestimento de couro no painel de instrumentos e no volante esportivo BMW M, e controles com detalhes em cerâmica.
Outros itens de luxo do Pure Excellence são o Comfort Access e Soft Close, que permitem a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de tocá-las com as mãos – inclusive a tampa do porta-malas, cortinas de acionamento elétrico nos vidros traseiros, Executive Lounge Seating, um dispositivo capaz de rebater o encosto do banco dianteiro em até 90 milímetros, fazendo surgir um apoio para os pés sob o assento. Ar-condicionado em quatro zonas, ajustes elétricos de posicionamento do assento e encosto, os bancos contam com ventilação ativa, aquecimento individual e função massagem. Quem vai atrás também conta com outro item de conforto bem ao alcance das mãos: o BMW Individual Cool Box, uma pequena geladeira integrada aos assentos traseiros e com capacidade para 15 litros. Ela pode ser removida, ampliando o espaço do porta-malas em 50 l.
Padrão
O Sky Lounge e o Ambient Air são dois equipamentos que reforçam ainda mais o ambiente de exclusividade nesta versão do Série 7. O primeiro é um teto solar elétrico panorâmico com luzes de LED integradas e especialmente desenvolvido para simular um céu estrelado com a ajuda de 15 mil pontos gráficos e que podem ser visualizados em seis cores distintas. O Ambient Air é um recurso que regula a intensidade e o tipo de aroma predominante dentro do veículo, criando uma atmosfera confortável.
Os equipamentos de entretenimento seguem o mesmo padrão do sedã. Sistema de áudio surround de alta precisão Bowers & Wilkins Diamond – com 16 alto-falantes e 1.400 W de potência –, sistema de controle por gestos (Gesture Control), que permite o acesso às funções específicas por meio de movimentos captados das mãos. Atrás, os dispositivos de infotainment podem ser controlados com a ajuda do BMW Touch Command Control, um tablet de sete polegadas, integrado ao descanso de braço central traseiro, que pode ser removido e levado a qualquer lugar garantindo acesso à internet por meio de conexão Wi-Fi.
O novo BMW 750Li Pure Excellence traz várias tecnologias voltadas à conectividade, como o Sistema de Navegação Professional com tela sensível ao toque e iDrive Touch Controller, um seletor sensível ao toque e apto a reconhecer letras e sinais, e o novo ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. O pacote inclui ainda o BMW Head-up Display, display que projeta informações e alertas dos sistemas de assistência no para-brisa do carro, evitando que o motorista desvie a atenção do trânsito; Assistente de Condução Plus com assistente de direção e de faixa de rodagem; BMW Night Vision com reconhecimento de pedestres; e o Surround View, um conjunto de câmeras e sensores que permitem a visualização em efeito 3D de todo o entorno do veículo, facilitando manobras e prevenindo colisões.
Segurança é dos pontos altos do carro, que tem seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat, e o sistema Active Protection, que aciona os mecanismos de proteção de ocupantes, entre eles os pré-tensionadores dos cintos de segurança e o fechamento automático das janelas, em situações de impacto iminente.
O sedã mede 5,238 metros de comprimento, 3,210 m de distância entre-eixos, 1,479 m de altura e 1,902 de largura, e 515 litros de capacidade volumétrica do porta-malas, e é comercializado em 12 opções de cores externas, sendo duas sólidas – Branco Alpino e Preto 2 – e mais 10 de acabamento metálico – Preto Safira, Prata Kashmir, Prata Glacial, Azul Imperial, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Jatoba, Cedro de Atlas, Cinza Magellan e Cinza Ártico –, e mais nove opções de acabamento metálico da linha BMW Individual – Preto Rubi, Moonstone, Marrom Almadin, Vermelho Aventurine, Preto Azurite, Branco Brilhante, Pure Metal Silver, Frozen Dark Brown e Frozen Artic Grey. O interior inclui revestimentos de couro Nappa, de alto padrão, nas cores preto, bege Canberra, bege Zagora, Ivory, Cognac e Mocha.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo