Agora produzido no México, o Chevrolet Sonic ganhou status de carro ‘nacional’, porém ao contrário do que se imaginava, o preço não caiu, pelo contrário, subiu. Mas, porém, isso não importa tanto, pois o que o consumidor quer é um carro bonito, bem acabado, confiável e que dure dois ou três anos.
O interessante do Sonic é que trata-s de um estranho no ninho, desde o lançamento, em 2012, quando era importado da Coréia do Sul. Totalmente diferente dos modelos existentes na época, ainda destoa no showroom das concessionárias, como o primo rico e abastado que olha com desdém para os pobres modelos nacionais.
É claro que custa mais caro, mas também não é tanto assim: a partir de R$ 49.390, segundo o site da GM. A versão avaliada, LTZ, sai a partir de R$ 57.890, e já vem com rodas de alumínio de 16 polegadas, transmissão automática de seis velocidades, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, alarme, piloto automático, sensor de chuva, sistema multimídia MyLink, entre outros acessórios.
Convidamos o Consultor do Jornal Farol Alto Sergio Torigoe, proprietário do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe para avaliar o modelo, que gostou do modelo, principalmente pelo acabamento interno e visual agressivo e bem atrativo, mas reclamou do consumo e das retomadas de velocidade. “Apesar de ser 1.6 l, é muito lento”, diz.
Vida a bordo
Outros pontos positivos, segundo Torigoe é a posição de dirigir e a suspensão. “O carro é muito agradável, firme tanto na cidade como na estrada”, diz ao elogiar também a central multimídia. “É muito funcional, apesar de não estar equipado com GPS.
O câmbio automático de seis velocidades também agradou o especialista. “Porém o botão na alavanca de cambio para troca de marchas poderia ser substituído por borboletas atrás do volante”, comenta, ao observar ainda a presença de assistência hidráulica ao invés de elétrica, presente nos concorrentes diretos. “Por estes pequenos deslizes, leva nota 7”, avalia.
Ficha técnica
Chevrolet Sonic Hatch 1.6 16 Ecotec LTZ
Motor: dianteiro, transversal, DOHC, 16V, Dual CVVT, Flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 120 cv/116 cv a 6.000 rpm
Torque: 16,3 Kgfm/15,8 Kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático 6 velocidades (MH9)
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 205/55 R16
Freios: disco ventilado na dianteira (256 x 24 mm) e tambor na traseira (200 x 35 mm), ABS , com EBD
Dimensões: comprimento, 4.039 mm; largura, 1.735 mm; altura, 1.517 mm; entre-eixos, 2.525 mm
Peso: 1.186 kg
Volumes: porta-malas – 265 l; Tanque de combustível: 46 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: nd
velocidade máxima: nd
Editor da Revista Farol Alto