O Nissan Leaf recebeu do Japan NCAP- Programa de Avaliação de Carros Novos para o Japão- cinco estrelas na classificação de segurança do órgão. O carro elétrico zero emissão é equipado com tecnologia autônoma ProPILOT, e nos testes obteve 94,8 pontos de um total de 100 para a segurança dos ocupantes em caso de colisão.
Os equipamentos de segurança que garantiram a nota máxima do Japn NCAP foram a estrutura altamente rígida da carroceria, seis airbags com sistema de retenção suplementar (SRS), bancos com estrutura e apoios de cabeça reforçados, além de cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de esforço reduzido, tanto para os ocupantes dos bancos dianteiros como traseiros.
O veículo também passou no teste de proteção contra choques elétricos, onde é verificado como os carros elétricos conseguem proteger os ocupantes de um choque elétrico em caso de colisão. A bateria do LEAF tem um invólucro de proteção altamente seguro, uma configuração e estrutura da carroceria que protege os ocupantes contra componentes de alta voltagem. Além disso, um dispositivo corta o sistema de alta tensão em caso de colisão.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo