As primeiras unidades do caminhão pesado Urban e Truck, da Mercedes-Benz, já está sendo testado por um grupo de empresas da Alemanha. Os modelos de peso bruto total de 25 toneladas e autonomia de 200 quilômetros, também passarão por avaliação em outros países da e Europa. O veículo foi apresentado no ano passado durante a Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hanover.
Com zero emissões, silencioso e com carga útil de 12,8 toneladas, o Urban eTruck é equipado por um conjunto de três baterias e íons de lítio de 212 kWh, conta com câmeras que substituem os retrovisores fornecendo ao motorista visão total da rua. O painel é digital e fornece ao condutor informações sobre a rota estabelecida. O pesado tem ainda três modos de direção: auto, eco e ágil.
Nesta avaliação de teste os caminhões passam por situações reais, como trânsito, troca de marchas e gerenciamento do tempo de carga da bateria e da autonomia do eTruck. Os veículos nas versões de 18 e 25 toneladas serão equipados com carroceria frigorífica, baú carga seca e também plataforma. Junto com um carregador especial para as baterias da propulsão, os veículos serão entregues a clientes, por um prazo de doze meses, recebendo apoio da área de testes da Mercedes-Benz Trucks. Durante um ano serão registrados os perfis de utilização e as áreas de aplicação, além da comparação entre conhecimentos adquiridos ao longo dos testes com as expectativas apresentadas pelos clientes.
A Daimler Trucks está levando para empresas da Europa, Japão e dos Estados Unidos o caminhão leve elétrico Fuso eCanter. Cerca de 150 veículos serão avaliados nas mais diversas situações. O objetivo da marca é ampliar o portfólio de modelos, atendendo principalmente os centros urbanos. Segundo a montadora com o desenvolvimento dos propulsores elétricos os custos das baterias para a produção do caminhão totalmente elétrico cairão 60% até 2025, passando de 500 Euros/kWh para 200 Euros/kWh. Também a densidade da energia das baterias disponíveis deverá crescer 250%, aumentando de 80 Wh/kg para 200 Wh/kg.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo