Chevrolet Ônix Automático – Por que precisa ser tão caro?

Entre os modelos compactos com transmissão automática disponíveis no mercado, o Chevrolet Onix é uma das opções a serem consideradas, principalmente pelo excelente câmbio de seis velocidades que equipa o modelo.

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Infelizmente, o motor 1.4l flex de 106 cv (etanol) não é dos melhores, apesar de ser valente e econômico. Claro é que muito melhor do que os antigos 1.8l que a GM insiste em usar no Spin e Cobalt, mas imaginem o quanto seria gratificante ter um Onix automático com o mesmo motor do 1.8l do Cruze.

Voltando à realidade, outro impeditivo para que o Onix automático seja um carro para as massas é o preço. A versão mais barata custa R$ 39.190 (sem câmbio automático e com motor 1.0), e a mais cara, idêntica à avaliada, R$ 56.560 (versão LTZ, motor 1.4l, com câmbio automático – R$ 4.180, pintura metálica – R$ 1.150).

O site da Chevrolet anuncia que o preço é negociável nas concessionárias, mas mesmo com um desconto de 10%, ainda custará mais de R$ 50.000, e R$ 50.000 em um carro compacto é muito dinheiro. Ou não?

Vida a bordo
Indiscutivelmente, o câmbio automático é um aliado do motorista que enfrenta trânsito cada dia mais caótico. O conforto de não precisar pisar na embreagem é sentido quando chega em casa com mais disposição para as tarefas do lar.

Por ser modelo topo de linha, o Onix automático LTZ vem com uma série de equipamentos de fábrica bem interessantes, como o sistema multimídia MyLink, porém para ser utilizado em 100% da potencialidade é preciso comprar os aplicativos. Nada muito caro, mas alguns poderiam ser oferecidos como cortesia, como o navegador GPS.

Porém, as modernidades terminam por ai e, de certa forma, há espaço no Onix para grandes melhorias. Um exemplo é o uso de direção hidráulica. Grande parte dos modelos da concorrência já têm assistência elétrica que não rouba potência do motor e ajuda a economizar combustível.

Podia ter também ajuste de profundidade do volante, que conta apenas com regulagem de altura. E, pelo preço, um sistema de ar-condicionado mais sofisticado, digital, e por que não dual zone?

Além disso, como segurança nunca é demais, um controle de estabilidade é sempre bem-vindo. Ou seria pedir demais por ‘míseros’ R$ 56.560? Pensem nisso antes de abrir a carteira…

Ficha técnica
Chevrolet Onix 1.4 Automático
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.4l, 8V, flex
Cilindrada: 1.389cm³
Potência: 106/98 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 13,9/ 12,9 kgfm a 4.800rpm (e/g)
Câmbio: automático – 6 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 185/65 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.930 mm; largura, 1.705 mm; altura, 1.484 mm; entre-eixos, 2.528 mm
Peso: 1.108 kg
Volumes: porta-malas – 280 l; tanque de combustível: 54 l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 12/12,7 (e/g); velocidade máxima: 171/171Km/h (e/g)
Comsumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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