Peugeot 208 Active Pack – Pacote de sucesso

A Peugeot não vive os melhores dias no Brasil, com vendas cada vez menores, apesar de contar com veículos de excelente design, sempre muito bem equipados, e preços competitivos. Um deles é o hatchback compacto 208, agora conta com versão intermediária Active Pack, com opção de motor 1.6 litro Direct Flex, que dispensa o uso de tanquinho auxiliar, e transmissão automática de quatro velocidades.

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Com preço a partir de R$ 54.390 (idêntico ao avaliado, Vermelho Aden), pode chegar a R$ 55.980, dependendo da cor escolhida. Independente disso, é um carro que vem completo de fábrica, com destaque para a central multimídia e a excelente posição de dirigir, com volante esportivo de raio pequeno, e painel elevado.

Vida a bordo
Sem sombra de dúvidas o 208 é um dos carros compactos mais bonitos do mercado atualmente, com design marcante, principalmente a traseira parte que diversas marcas simplesmente esquecem de desenhar ou deixam para segundo plano.

O 208 não é necessariamente uma novidade, mas é um carro que surpreende a cada avaliação. A versão Active Pack é mais simples do que a topo de linha, Griffe, mas é uma boa opção, pois é R$ 6.900 mais em conta. O único equipamento que poderia ter é o piloto automático com limitador de velocidade, um excelente dispositivo para evitar multas por excesso de velocidade e que somente está presente em modelos franceses.

A ausência de itens como sensores de chuva, crepuscular e estacionamento traseiro não tiram o brilho do modelo. Com rodas de alumínio de 15 polegadas, acelera bem porém o câmbio automático de quatro velocidades é o ponto fraco do 208 Active Pack, uma vez que deixa o carro manco, principalmente nas retomadas de velocidade. O excelente motor 1.6l de 122 cv (etanol) merecia uma caixa mais moderna do que a AL4, que costuma apresentar defeito crônico aos 60.000 km, de acordo com nossos consultores automotivos.

Independente disso, a esportividade é bastante presente no 208, com aletas atrás do volante para troca de marchas que possibilitam um pouco mais de diversão na condução.

O comportamento dinâmico do carro é satisfatório, com suspensão que filtra bem as irregularidades do piso, porém sem escorregar demais nas curvas. Enfim, o 208 é um modelo que chama atenção e tem muito potencial. Cabe à Peugeot uma estratégia melhor de vendas para torná-lo um sucesso tal como foi o antecessor, 206.

Ficha técnica
Peugeot 208 Active Pack 1.6 Automático
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1.6l, Direct Flex (etanol/gasolina)
Cilindrada: 1587 cm3
Potência: 122 a 5.800 rpm/115cv a 6.000 rpm (e/g)
Torque: 16,4/15,5Kgfm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: automático de 4 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 195/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS, EBD
Dimensões: comprimento, 3.966 mm; largura, 1.702 mm; altura, 1.472 mm; entre-eixos, 2.541 mm
Peso: 1.175kg
Volumes: porta-malas – 283l; tanque de combustível: 55l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 10,7s/nd (e/g); velocidade máxima 191 km/h – 184 km/h (e – g)
Consumo (Km/l): cidade – 6,5/9,6 (e/g); estrada – 8,8/13 (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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