O Novo Uno ficou mais sofisticado e ganhou estilo mais agressivo para tentar deixar de ser carro de menininha. Tarefa difícil, uma vez que as formas originais foram mantidas, ou seja o tal do “quadrado redondo”. De fato, ficou mais caro. Avaliamos a versão Attractive 1.0, de entrada, com motor quatro cilindros 1.0 litro que rende 75/73 cv de potência máxima a 6.250 rpm (etanol/gasolina) e torque máximo de 9,9/9,5 kgfm a 3.850 rpm (etanol/gasolina), atinge 153 km/h de velocidade máxima e leva eternos 13,8s para ir de 1 a 100 km/h (etanol).
Pesa 955 kg, mas com a quantidade de opcionais inclusos devia ter mais de 1.000 kg. Pelado, custa a partir de R$ 36.330, mas equipado do jeito que estava, tem preço sugerido de R$ 42.840 no site da Fiat. Absurdo.
Estão computados neste preço o kit Black&White, por R$ 1.547 (3° apoio de cabeça traseiro, ambiente interno preto com detalhes em branco, apoia-braço central no banco do motorista, apoia-pé para o motorista, banco com regulagem de altura, porta objetos no teto, volante com regulagem de altura, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating), kit Evolution 2, por R$ 1.599 (maçanetas e retrovisores na cor do veículo, rádio integrado ao painel com USB/AUX, bluetooth, volante com comandos do rádio e telefone, retrovisores externos com setas e rebatimento automático ao acionar a ré), kit Control, por R$ 1.052 (alarme, chave canivete com abertura e fechamento das portas, vidros elétricos traseiros), rodas de liga leve aro 14, por R$ 807, e sensor de estacionamento traseiro, por R$ 526, além da cor metálica prata, por R$ 979.
Vale lembrar que já vem com ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina e quadro de instrumentos com display LCD de alta resolução com computador de bordo. Este último item o mais bacana de todos, apesar de parecer um palmtop embutido no painel, meio desconexo do resto do conjunto.
Vida a bordo
De forma geral, o Novo Uno ficou mais agradável de dirigir, apesar de a posição ainda ser a de costume: bem sentado como se estivesse em uma cadeira.
Mas indiscutivelmente o interior está mais agradável, ainda mais com o kit Black&White, que tira um pouco a sensação de carro popular compacto, e dá ar de veículo médio de luxo. Faltou a opção de câmbio automático ou automatizado, disponível apenas nas versões com motor 1.4l.
Ficha técnica
Fiat Novo Uno Attractive 1.0 Flex
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.0l, Flex (etanol/gasolina)
Cilindrada: 999 cm3
Potência: 75/73 cv a 6.250 rpm (e/g)
Torque: 9,9/9,5 kgfm a 3.850 rpm (e/g)
Câmbio: manual de 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 165/70 R13
Freios: dianteira a disco sólido 240mm e e tambor na traseira 185mm, com ABS, EBD
Dimensões: comprimento, 3.811mm; largura, 1.636mm, altura 1.480mm e entre-eixos, 2.376mm
Peso: 955kg
Volumes: porta-malas – 280l; tanque de combustível: 48l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 13,8s/14,7s (e/g); velocidade máxima 153km/h/151km/h (e/g)
Consumo (Km/l): cidade – 8,9/13 (e/g); estrada – 10,4/15,1 (e/g)
Editor da Revista Farol Alto