Renault Duster 4×4 – Jipinho de shopping?

No final de março, a Renault apresentou o facelift do jipe Duster com claro objetivo de tentar não perder terreno com a chegada de pelo menos dois novos fortes concorrentes, o Jeep Renegade e o Honda HR-V.

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Assim, o modelo do Leste Europeu da subsidiária Dacia, que pertence à Renault, ganhou itens de conforto e requinte, principalmente na versão topo de linha a Dynamique, como Media NAV Evolution, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, sensor de estacionamento, computador de bordo, e opcionais como bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.

A versão avaliada, Dynamique 2.0 16V 4×4, custa a partir de R$ 78.490 e, com pintura metálica (R$ 1.600), bancos em couro (R$ 1.700) e pacote de opcionais (R$ 950) pode chegar a R$ 83.690.

Vida a bordo
Por fora, o Duster mudou pouco, assim como na parte mecânica. As principais mudanças ficaram por conta de novos faróis dianteiros e lanternas traseiras com leds. Os para-choques também são novos, mas na traseira o design deu lugar à praticidade e piorou o olhal de reboque.

Na mecânica, o motor 2.0 l 16V ganhou 6 cv de potência, e um botão de condução econômica, que limita a potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado. Quando acionado, a Renault informa que a economia de consumo chega a 10%. Na prática, o carro parece ficar chocho.

Por dentro, o acabamento melhorou e ficou mais sofisticado com o painel com detalhes marrom e black piano, porém ainda é de plástico duro. Nas portas, o uso de tecido deixou o mais convidativo.

Existem porém alguns itens que podem e devem ser melhorados no modelo. O primeiro é o posicionamento do sistema Media NAV, muito baixo o que dificulta a leitura do GPS, pois é preciso desviar totalmente a vista do trânsito para ver o caminho sugerido. O segundo é a saia lateral das portas muito saliente. Quando limpo, tudo bem, mas depois de uma chuva, melhor não estar de calça branca, pois vai sujar.

Outro item que pode ser melhorado é o fechamento das portas. Com vidros abertos, tudo bem, mas fechados, exige uma força extra na batida. O sistema de limpador do para-brisa também pode melhorar. Além de lento, a impressão que dá é de que foi projetado no século passado.

O câmbio de seis velocidades tem marchas curtas, muito bom para o uso em trilhas leves, porém a sexta marcha poderia ser um pouco mais longa, para reduzir mais a rotação em alta velocidade.

Ficha técnica
Renault Duster Dynamique 2.0 16V 4×4
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 2.0 16V Hi-Flex (etanol/gasolina)
Cilindrada: 1.998 cm3
Potência: 148/143 cv a 5.750 rpm (e/g)
Torque: 20,9/20,2 kgfm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual de 6 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: 4×2 dianteira com opção 4×4
Pneus: 205/60 R16
Freios: dianteira a disco ventilado 269 mm e e tambor na traseira 229 mm, com ABS, EBD
Dimensões: comprimento, 4.329 mm; largura, 1.822 mm, altura 1.683 mm e entre-eixos, 2.674 mm
Peso: 1.353 kg
Volumes: porta-malas – 400 l; tanque de combustível: 50 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 10,3s/11,9s (e/g); velocidade máxima 187km/h/180km/h (e/g)
Consumo (Km/l) – PEV INMETRO: cidade – 6,2/9,1 (e/g); estrada – 7,1/10,3 (e/g)
CO2 (g/km): 0/141 (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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