Audi A3 Sedan 1.4 TFSI – Ah! Se todo 1.4 fosse assim

Quando foi lançado há cerca de um ano, o Audi A3 Sedan 1.4 TFSi tinha de provar que era digno de ostentar o símbolo das quatro argolas, uma vez que hoje representa alto desempenho e performance. Conseguiu.

Invalid rotator ID specified (path erc_11_1433434967 doesn't exist). Unable to display rotator.

Já no teste drive de lançamento, o modelo mostrou bastante fôlego para um carro do tamanho que tem em relação ao pequeno propulsor. Afinal, não é qualquer veículo que atinge 200 km/h com facilidade, ainda mais com bloco de apenas 1.4 litro.

Vida a bordo
Uma avaliação mais completa e longa do A3 Sedan 1.4 mostrou que mesmo sendo simples de acabamento e sem muito requinte, é um carro prazeroso de dirigir, pelas respostas rápidas de aceleração e direção, além da boa posição ao volante que passa total segurança na condução.

A versão avaliada era a topo de linha Attraction, que vem com alguns itens de série a mais do que a versão de entrada, como volante em couro, multifuncional e com shift-paddles, e o sistema multimídia com tela escamoteável de sete polegadas, com rádio, CD/MP3 Player e bluetooth.

Esta versão ainda permite incluir opcionais (que não estavam disponíveis no veículo testado) como teto solar, GPS, bancos em couro, piloto automático e sensor de estacionamento. Destes, somente o sensor de estacionamento fez falta, uma vez que a traseira alta dificulta um pouco as manobras em marcha-à-ré. Poderia vir como item de série em todas as versões.

No quesito tecnologia, destaque para o freio de estacionamento eletromecânico que funciona também como freio de emergência. Acionado por meio de um botão no console central, aplica força total de frenagem quando ativado com o veículo em movimento, uma vez que o programa entende que se trata de uma situação em que é prioridade parar o veículo.

Outro equipamento bem útil é o sistema Start-Stop, que desliga o motor sempre que a velocidade cai para zero.

Devido à crise, a Audi oferece o A3 Sedan com preço a partir de R$ 99.990 (em maio do ano passado, quando foi lançado, era vendido por R$ 94.890, porém com dólar a R$ 2,30, enquanto hoje o dólar está R$ 3,20). Mesmo que não seja a versão Attractive, é uma tentação, por conta do status e prestígio da marca.

E ainda que o compartilhe motor e câmbio com o Vokswagen Golf, que custa a partir de R$ 81.300, chegar de Audi é sempre melhor.

Ficha técnica
Audi A3 Sedan 1.4 TFSI
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.4 TFSI
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência: 122 cv a 5.000~6.000 rpm
Torque: 200 Nm a 1.400~4.000 rpm
Câmbio: S-Tronic 7 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/55 R16
Freios: a disco ventilado na dianteira e solido na traseira, ABS com EBD e controle de tração ESP
Dimensões: comprimento, 4.456 mm; largura, 1.796 mm; altura, 1.416 mm; entre-eixos, 2.637 mm
Peso: 1.215 kg
Volumes: porta-malas 425 l; tanque de combustível: 50 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 s; velocidade máxima de 212 km/h

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.