Audi A6 V6 3.0 TFSI – Grande, tecnológico e econômico

Um sedan grande como o Audi A6 pode não ser muito chamativo como alguns outros modelos da marca, mas com certeza criam boas lembranças para quem dirige. O modelo 2016 ganhou novidades interessantes sob o capô, ainda que por fora não tenha mudado.

Invalid rotator ID specified (path erc_29_1444325898 doesn't exist). Unable to display rotator.

A principal mudança mecânica é o motor V6 3.0l TFSI de dupla injeção: uma direta e outra indireta, que trabalham simultaneamente de acordo com a condição de aceleração. Em velocidades constantes, é a injeção indireta que determina o ritmo, já em acelerações ambas podem atuar em conjunto, mas quando é necessário pisar fundo, é a injeção direta que prevalece. Segundo a Audi esse sistema proporciona maior economia de combustível e, consequentemente, redução de emissões de gases, como o CO2.

Vida a bordo
O Audi A6 é um sedan grande, confortável e potente. Acelera bem com os 333 cv de potência e 44,7 kgfm de torque máximo, a apenas 2.900 rpm. Mas, apesar disso, não é carro para correr, mas, sim, para apreciar a viagem.

Tanto que a tecnologia mais interessante que equipa o modelo não é exatamente uma novidade, mas se destaca pela funcionalidade: o ACC (Adaptive Cruise Control – ou Piloto Automático Adaptativo), que possui um radar na dianteira do carro para medir a distância e velocidade do veículo à frente e, de acordo com o movimento acelera ou freia o Audi automaticamente, até a parada total. Excelente dispositivo para dias de trânsito intenso. Porém não se pode descuidar, pois o radar não diferencia semáforos abertos ou fechados, nem pedestres. Assim, mesmo no trânsito é preciso ficar atento.

Outra tecnologia bem interessante que equipa o A6 é o Night Vision (Visão Noturna), que usa uma câmera térmica par detectar pedestres em um raio entre 15 e 300 metros do veículo, diminuindo riscos de colisão.

Vem ainda com faróis em leds com assistente para luz alta, head-up display, que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, e câmera de ré e sensores de estacionamento. Podia vir com Park Assist, que faz manobras de baliza e estacionamento perpendicular, porém a Audi Brasil deixou esse kit de fora. Uma pena.

De qualquer jeito, o A6 é um carro e tanto. Pena no Brasil tem preço proibitivo: R$ 335.190, mais R$ 2.000 para pintura metálica ou perolizada.

Ficha técnica
Audi A6 V6 3.0 TFSI
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, V6 3.0l, 24 v, injeção direta e indireta de combustível com turbo intercooler e compressor.
Cilindrada: 2.995 cm³
Potência: 333 cv entre 5.500 e 6.500 rpm
Torque: 44,7 kgfm entre 2.900 e 5.300 rpm
Câmbio: automático de dupla embreagem sete velocidades
Direção: elétrica
Tração: integral
Pneus: 255/40 R19
Freios: discos ventilados na dianteira e traseria, ABS com EBD, ESP, freio de estacionamento eletrônico
Dimensões: comprimento, 4.933 mm; largura, 1.874 mm, altura 1.455 mm e entre-eixos, 2.912 mm
Peso: 1.750 kg
Volumes: porta-malas – 530 l; tanque de combustível: 75 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 5,1s – Velocidade máxima: 250 km/h (controlada eletronicamnte)
Consumo (Km/l) – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.