Válvula termostática – Fim de vida útil

Marcos de Castro Mecânica De Castro  Av. Cons. Moreira de Barros, 625, Santana  (11) 2950-0990
Marcos de Castro
Mecânica De Castro
Av. Cons. Moreira de Barros, 625, Santana
(11) 2950-0990

Nem todos sabem e alguns outros não acreditam, mas todas as peças do motor de um carro tem uma vida útil específica, e dependendo de como o veículo é conduzido, podem durar mais ou menos. A válvula termostática é uma delas e por isso a recomendação que fazemos aos nossos clientes é a substituição preventivamente a cada 30.000 km, pois utilizam cera derivada de petróleo que com o tempo e uso perde as suas propriedades.

Mas, nem todos aceitam nossos conselhos, e alguns acabam pagando caro por isso. Esse é um caso. De propriedade de um cliente corporativo, o Fiat Palio Fire Economy 2009/2010 lutou bravamente e resistiu até onde pode, mas a falta de cuidado do motorista foi superior. Meses atrás este carro passou por uma revisão completa, de 90.000 km, quando foi sugerido a substituição da válvula termostática. A peça ainda funcionava, mas já estava bem rodada.

Coletor de admissão derretido
Coletor de admissão derretido

Para economizar no custo, o cliente decidiu deixar a troca para uma revisão posterior. Porém não deu tempo. A peça, desgastada, parou de funcionar e travou fechada. Como consequência, o motor passou a sobreaquecer, uma vez que o líquido de arrefecimento não circulava mais para o radiador. Sem essa troca de calor, o sensor de temperatura passou a alertar o carro de que algo não estava certo, e acendeu a luz vermelha de alerta de temperatura no painel do carro.

Pistão teve um pedaço quebrado pela alta temperatura
Pistão teve um pedaço quebrado pela alta temperatura

A válvula termostática é responsável por direcionar o fluxo do líquido de arrefecimento do motor para o radiador. Quando a temperatura esta baixa, a passagem do liquido de arrefecimento é praticamente bloqueada, forçando todo o líquido arrefecedor circular dentro do próprio motor para aquecê-lo mais rápido. Quando a temperatura do motor começa aumentar, a válvula termostática abre gradativamente (80ºC a 90ºC) permitindo a circulação do liquido de arrefecimento para o radiador e, quando a temperatura ideal de trabalho é atingida (93ºC a 103ºC) a válvula abre-se totalmente.

Defeito pode ter sido a válvula tersmostática que não abriu
Defeito pode ter sido a válvula tersmostática que não abriu

O motorista, porém, ignorou todos os alertas e avisos, e continuou dirigindo até a garagem da empresa, ao invés de parar o carro imediatamente. Um grande erro, pois quando o carro chegou aqui na oficina, de guincho, pudemos avaliar o estrago da negligência: o calor no cofre do motor foi tão grande que até o coletor de admissão derreteu.

Além disso, ao abrir o motor, descobrimos que um dos pistões havia sido seriamente danificado. O resultado foi uma conta de mais de R$ 6.000 para refazer todo o motor, pois estava totalmente destruído. Foi necessário retificar bloco, cabeçote e virabrequim, e substituir pistões, bielas, bronzinas e todos os acessórios, como bomba de óleo, bomba d’água enfim, tudo.

O mais impressionante é que tudo isso poderia ser facilmente evitado. Primeiro com a troca preventiva da válvula termostática, peça que não custa mais de R$ 100 para realizar a substituição.

A segunda forma de ter evitado a perda do motor era se atentando aos avisos do carro e parando imediatamente. Mas é preciso lembrar que deve-se fazer isso em local seguro.

Assista esta matéria em vídeo pelo Canal 100% Motor

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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