Defeito intrigante – Atenção ao cavalete d´água

Júlio de Souza SouzaCar  Rua Baquiá, 520, Carrão  (11) 2295-7662
Júlio de Souza
SouzaCar
Rua Baquiá, 520, Carrão
(11) 2295-7662

Sempre recomendamos nossos clientes a fazer manutenção preventiva, pois isso pode evitar surpresas desagradáveis. Mas, nem sempre é o suficiente. O aumento da quantidade de peças plásticas no motor do carro tem exigido de nós, reparadores, atenção especial, principalmente quando o assunto é sistema de arrefecimento.

Este já é o terceiro caso idêntico que nós pegamos aqui, na SouzaCar: queima da junta de cabeçote por sobreaquecimento do motor. E o responsável por isso foi uma rachadura no tubo do cavalete d’água que liga a válvula termostática ao radiador, e fica atrás do coletor de admissão.

Como a peça fica escondida e o trinco não é grande, o motorista não percebe um vazamento, até que o carro indicar o sobreaquecimento. Para não ficar parado na rua, ele enche o reservatório de água e segue rodando, mas nem sempre vai para uma oficina. Foi o que aconteceu neste motor da reportagem.

Em motores com mais de 50.000 Km, é recomendado fazer uma inspeção por ano para checar o estado do cavalete d'água...
Em motores com mais de 50.000 Km, é recomendado fazer uma inspeção por ano para checar o estado do cavalete d’água…

Somente depois que o carro perdeu potência, resolveu procurar sanar o defeito. O diagnóstico foi rápido, assim como encontrar o responsável pelo defeito. Por isso, fica a dica: se o reservatório do fluido de arrefecimento secar e não houver sinal de vazamento, procure imediatamente uma oficina para verificar o que está acontecendo.

... e, se possível, trocá-la preventivamente
… e, se possível, trocá-la preventivamente

No motor da reportagem, foi preciso fazer a retífica do cabeçote, além de trocar diversos componentes internos que foram prejudicados por rodar com aditivo de má qualidade. Preventivamente é possível evitar isso: a cada parada para manutenção, basta verificar as condições da tubulação do cavalete de água, e substituir sempre que fizer a troca da válvula termostática. São peças que custam muito menos do que a troca da junta do cabeçote.

Junta queimada
Quando a junta do cabeçote queima, o óleo lubrificante e o fluido de arrefecimento se misturam e o motor tem um tipo de calço hidráulico, o que pode estragar diversos componentes internos do motor, como válvulas, pistões, bielas etc..

O sintoma mais perceptível de que isso ocorreu é a perda de potência do motor, com uma grande quantidade de fumaça branca ou líquido de arrefecimento saindo do escapamento. Outra forma de identificação é pela textura do óleo lubrificante, através da vareta do nível do óleo do motor.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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