O automóvel é uma máquina complexa, composto de diversos tipos de materiais diferentes, e cabe a nós, reparadores automotivos, estar sempre atentos às novidades que as montadoras lançam a cada ano. Os catalisadores são peças interessantes, formados por uma colmeia de cerâmica revestida de metais preciosos e raros, que tem como função transformar gases poluentes e tóxicos em água e gases não tóxicos, como gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2).
Pelo fato de conter metais nobres e preciosos, este componente tem custo elevado, e é feito sob medida para cada modelo de veículo, e segundo os fabricantes do componente, têm vida útil idêntica à do veículo, desde que não seja contaminado por substâncias diferentes à da queima da gasolina ou etanol. O caso que iremos avaliar trata disso.
Recebemos este Volkswagen Spacefox 2010/2011 de uma outra oficina, que trocou o módulo de injeção e diagnosticou o defeito como sendo no corpo de borboleta. O carro está com aceleração fraca, limitada a 1.500 – 2.000 rpm.
Pegamos o scanner e avaliamos, porém não encontramos nenhum tipo de defeito eletrônico na memória do veículo. Assim, descartamos o defeito no corpo de borboleta.
Passamos então a analisar o funcionamento do motor. Quando acelerava, cortava o giro e todo o motor tremia muito, e a gente percebia que o ar voltava pelo corpo de borboleta, um comportamento que chamamos de refluxo.
Começamos a desconfiar de que havia algo entupido no sistema de exaustão, e decidimos fazer um teste prático: retiramos a sonda de oxigênio do coletor de escape e percebemos que ela estava contaminada com um produto branco, que não sabemos o que é. Demos partida no carro e como criamos uma área de escape, o motor ficou livre e respondeu normalmente.
Assim, chegamos à conclusão de que o problema está no sistema de exaustão, no catalisador ou no abafador, um desses componentes poderia estar entupido e precisava ser substituído. Por conta da contaminação da sonda lambda, decidimos primeiramente verificar o catalisador. E foi um tiro certeiro. A parte cerâmica do lado de entrada dos gases estava totalmente derretida e bloqueada, e isso impedia os gases de sair.
Alta temperatura
Normalmente, isso acontece quando a temperatura dos gases é muito mais alta do que o normal. Uma das principais causas disso é o combustível, que pode estar aditivado com alguma outra substância imprópria.
Por isso, é muito importante que o consumidor fique atento à qualidade do combustível que utiliza no veículo. Neste caso, trocamos o catalisador, e todo o serviço ficou mais de R$ 1.000. Assim, evite abastecer em postos desconhecidos e com combustível com preço muito abaixo do praticado no mercado. Na maioria das vezes, essa economia custa mais caro depois, na oficina.
Editor da Revista Farol Alto