Hyundai HB20 1.6 – Espelhamento complicado

Com o dólar a R$ 4, reclamar do preço dos carros produzidos no Brasil ficou mais difícil. Mas, você compraria um Hyundai HB20 1.6 automático por US$ 16.621,25? Parece até barato, não? Pois é este o preço da versão mais cara do modelo a venda no País, segundo o site da montadora. Em reais, com a cotação fictícia de R$ 4 por dólar, o preço final é de R$ 66.485. Uma barganha, não?

Invalid rotator ID specified (path erc_43_1456798574 doesn't exist). Unable to display rotator.

Por uma semana avaliamos o modelo topo de linha, com todos os recursos e tecnologias disponíveis, como câmbio automático de seis velocidades, blueMedia® e banco de couro em marrom escuro. Existe um modismo no setor automotivo por bancos marrom escuro.

Juntamente com o carro recebemos um smartphone Samsung Galaxy A7, parceria da montadora com a fabricante de gadgets, uma vez que o modelo conta com sistema multimidia que permite o espelhamento da tela do telefone, via wi-fi na tela LCD do carro. E aqui começa uma novelinha…

Tecnologia
Dois dias depois de testar carro e o smartphone decidimos que era hora de espelhar a tela do celular na central multimídia do carro. Seguimos os passos conforme indicava na central, ligamos o roteador wi-fi do Galaxy e a central o reconheceu. Apertamos Ok, mas logo em seguida a mensagem: aparelho não reconhecido. Tentamos mais uma vez, uma outra, mais uma, e depois de da décima, desistimos.

Quem pode nos ajudar? O manual do proprietário, claro. Só que não! Na seção do multimídia, nenhuma informação. Inacreditável. Toca o telefone e nosso tempo para desvendar o mistério acaba. Mas, horas depois, voltamos para tentar fazer o bicho funcionar.

Dessa vez, perguntamos ao pai dos burros moderno: Google. Sem nenhuma resposta direta, começamos a fuçar o que já havia sido falado do carro e sistema em outras mídias. E numa matéria reveladora, lá estava a solução: era preciso baixar um programa no smartphone, chamado Car Link, que faz a ponte entre o celular e a central multimídia.

Tudo passou a funcionar, porém algumas situações não agradaram, pois enquanto se está conectado, não dá para ouvir rádio, a não ser via aplicativo, o que resulta em consumo de dados. Assim, era necessário escolher entre ouvir notícias no rádio ou usar o Waze ou Google Maps, porém é possível ouvir músicas previamente gravadas no smartphone juntamente com o navegador GPS.

Quanto ao carro, o câmbio de seis marchas fez diferença em relação ao de quatro. Ficou mais econômico e mais esperto. De resto, é o mesmo e bom HB 20 de sempre.

Ficha técnica
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático
Motor: dianteiro, flex, quatro-cilindros, 1.6l, 16V, DOHC, 1.591 cm³, 128/122 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina), 16,5/16 mkgf a 5.000/4.500 rpm (e/g)
Câmbio: automático de seis velocidades
Direção: assistência hidráulica
Tração: dianteira
Suspensão: independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: dianteiros a disco ventilados e tambor na traseira
Rodas e pneus: liga leve, 185/60 R15
Dimensões: comprimento, 3920 mm; largura, 1680 mm, altura 1470 mm; entre-eixos, 2.500 mm, peso, 1071 kg porta-malas, 300 l; tanque de combustível, 50 l
Desempenho: velocidade máxima, 190/186 km/h (e/g); aceleração 0 a 100 km/h: 10,6 s (e)
Consumo PBEV INMETRO: cidade: 8,1/11,6 km/l (e/g) estrada: 9,9 13,8 km/l (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.