Defeitos crônicos – Válvula frouxa

Francisco Carlos de Oliveira Stilo Motores  Rua Mariquinha Viana, 700, Mandaqui  (11) 2977-1124
Francisco Carlos de Oliveira
Stilo Motores
Rua Mariquinha Viana, 700, Mandaqui
(11) 2977-1124

Este já é o terceiro caso este ano, e todos com o mesmo modelo de veículo: Renault Sandero. Dessa vez é um Stepway 1.6, 2014, com apenas 41.467 km rodados. E o pior é que já ouvi relatos de casos com carros com menos de 20.000 km com o mesmo defeito: vazamento na válvula equalizadora do freio.

A válvula equalizadora do freio serve para regular a pressão hidráulica entre as rodas dianteiras e traseiras, e participa ativamente do processo de frenagem do veículo, pois estabilizam o carro no momento da desaceleração.

Ao acionar o freio, o peso do veículo tende a se transferir para a dianteira, e com isso a traseira fica muito mais leve. É nesse momento que a válvula entra em cena, equalizando o sistema de modo que o freio traseiro tenha uma menor participação na frenagem, evitando assim o travamento das rodas traseiras e a perda da estabilidade do veículo.

O principal defeito que pode apresentar é vazamento e quando isso ocorre, o risco de o motorista ficar sem freios é grande pois em questão de horas todo o fluido de freio é esgotado, e como o sistema é hidráulico, sem fluido o carro não para.

A válvula equalizadora fica perto do estepe
A válvula equalizadora fica perto do estepe

O problema é crônico, pois há casos de consumidores que trocaram mais de duas vezes a válvula e a peça continuou a dar defeito. E o pior: não existe manutenção preventiva para esse tipo de componente. Uma vez que começou a vazar, pode trocar por um novo, o quanto antes.

Sem fluido de freio, o pedal fica bobo
Sem fluido de freio, o pedal fica bobo

É importante os proprietários de Sandero e Logan, uma vez que dividem o componente na linha de montagem, pedir para o mecânico de confiança verificar o estado da válvula sempre que realizar a revisão do carro. Com o carro no elevador, é só abrir o guarda pó e checar se está seco. Se houver umidade, é porque está começando a vazar e neste caso a recomendação é de troca imediata, porque esse é um defeito traiçoeiro.

Normalmente quando a válvula se rompe, ela derrama todo o fluido do freio. Assim, é sempre aconselhável prestar atenção no chão da garagem antes de sair com o carro. A peça fica localizada na parte traseira, perto do estepe. Assim, se perceber uma poça de liquido viscoso no chão, verifique se há fluido no reservatório antes de sair.

Nossa recomendação é que se troque a peça por outra, genuína ou original. Existem empresas que fazem o reparo e também peças mais baratas, importadas, porém como se trata de um item de segurança, não aconselhamos correr riscos.

E lembre-se de trocar o fluido de freio sempre que tiver de substituir a válvula, e não esquecer de tirar o óleo velho das rodas.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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