Todo sonho é válido, inclusive a compra daquele carro que desde criança pede ao Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e outros símbolos mágicos para trazer e guardar na garagem. Muita gente passa anos economizando para ostentar uma ou outra marca de luxo, e um dia a oportunidade bate à porta. Aquele carrão do tempo de infância hoje custa menos de 10% de um zero km, e é justamente o valor que tem na poupança. Agora sim.
Esse tipo de história nós, que temos oficina mecânica, ouvimos toda semana, principalmente quando apresentamos o orçamento do conserto do sonho de consumo, que depois de alguns meses virou dor de cabeça e um tremendo pesadelo. Por isso, sempre alertamos: cuidado com as ofertas tentadoras das marcas premium de segunda mão.
Normalmente, um carro zero km se compra pela empolgação, pela emoção, pelo prazer de ser o primeiro a dirigir aquele veículo. Mas, um carro usado deve ser comprado pela razão, por um motivo certo, uma finalidade.
Hoje em dia existem diversas oportunidades de perder dinheiro com carros usados. Um exemplo é um Audi A4 V6 30V, 2000, que custa R$ 21.700 (Fipe), mas na atual situação se encontra por menos de R$ 17.000. É um excelente carro, tem um belo motor, roda muito bem, mas quando dá algum defeito, haja dinheiro.
O interessante é que os itens de manutenção básica dele não custam um valor absurdo, pelo contrário, tem preço até que similar a um carro compacto 1.4 ou 1.6 moderno, como troca de óleo e filtros, pastilhas e discos de freios etc. E, além disso, o trabalho para realizar esses serviços mais simples também não são complicados, assim o custo de mão de obra é baixo.
O problema é quando o defeito ocorre em algum componente mais específico, como o A4. Com aproximadamente 130.000 km, precisou de uma bomba d’água nova. Algo normal em uma peça como esta. E quando abrimos, descobrimos que a correia dentada era original de fábrica ainda, e precisava ser substituída. Até que durou bastante.
O cliente optou em usar peças não originais, mais baratas, mas de marcas confiáveis, porém mesmo assim esta pequena intervenção custou quase R$ 3.000, quase 20% do valor pago pelo carro.
Assim lembre-se: para o sonho não virar pesadelo, certifique-se de ter uma reserva ao comprar um carro desses. Bem conservado, tem excelente durabilidade e poderá trazer muitas alegrias, mas se não cuidar direito, o preço cobrado depois em uma eventual manutenção corretiva é alto. Pense bem antes de fechar negócio.
Editor da Revista Farol Alto