Em 2008, o Gol G5 causou muita curiosidade do consumidor. Ao sair à rua com o carro, imediatamente virava o centro das atenções. A geração 6 do modelo, lançado no início de março, não repetiu o mesmo resultado. Pelo contrário. Passa totalmente desapercebido na multidão, apesar de contar com mudanças profundas, principalmente no conjunto motor.
Agora equipado com o mesmo 1.0l de três cilindros presente no Fox e up!, o Gol ganha sobrevida e capacidade de voltar a ser o carro mais vendido no Brasil. O preço, porém, pode ser um impeditivo, uma vez que custa a partir de R$ 34.890, na versão Trendline, sem ar-condicionado.
Com motor 1.0, a versão topo de linha é a Comfortline que já vem com ar-condicionado e sistema de áudio “Media Plus” com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN, e custa R$ 42.690. A cor vermelha sólida custa mais R$ 400, e as metálicas, R$ 1.310.
O modelo avaliado estava com todos os opcionais disponíveis nos pacotes Urban (R$ 3.350) – computador de bordo, sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, luzes de leitura dianteiras e traseiras, chave tipo canivete com comando remoto, retrovisores externos elétricos com função tilt-down no lado do passageiro, rodas de liga leve aro 15”, porta-malas com abertura elétrica, travamento elétrico das portas e vidros elétricos. Contava também com o kit de interatividade com navegação (R$ 2.360) – sistema multimídia com tela touchscreen, Bluetooth, comando de voz, navegação e App-Connect, suporte para celular e volante multifuncional. No total o preço final do Gol 1.0 avaliado era de R$ 49.710.
Vida a bordo
O Gol 3 cilindros é um carro econômico, como o esperado. Durante a semana de teste, fez média superior a 12 km/l no circuito urbano, abastecido com gasolina. Nos curtos trechos de estrada, medimos média superior a 16 km/l, com o mesmo combustível.
O conforto interno é limitado ao preço e característica do carro, que mesmo contando com algumas tecnologias de ponta, como a central multimídia com espelhamento do smartphone, ainda é um veículo popular.
A conectividade com sistema Android e IOS é interessante, mas ainda não há muitos recursos disponíveis, principalmente no Android. É bacana ver o Google Maps na tela do multimídia? Sim. Mas é só. O recurso de reconhecimento de voz também funciona bem, mas o preço disso tudo ainda é elevado demais.
Ficha técnica
GOL 1.0 Comfortline
Motor: dianteiro, transversal, flex, três cilindros, 999cm³, 76/72cv a 5.250rpm (e/g), 10,6/9,7Kgfm a 3.850rpm (e/g)
Câmbio: manual de cinco velocidades
Tração: dianteira
Direção: assistência hidráulica
Suspensão: independente tipo MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra de torção
Freios: dianteiros a disco ventilados e tambor na traseira, com ABS,
Rodas e pneus: aço 175/70 R14, (opcional liga leve, 195/55 R15)
Dimensões: comprimento, 3.907mm; largura, 1.659mm; altura, 1.488mm; entre-eixos, 2.468mm, peso, 978kg, porta-malas, 285l; tanque de combustível, 55l
Desempenho: velocidade máxima, 163/161km/h (e/g); aceleração 0 a 100 km/h: 13,4/13,9s (e/g)
Consumo PBEV – INMETRO: n/d
Editor da Revista Farol Alto