O carro elétrico é uma realidade mundial e está presente nos Estados Unidos, Europa e Ásia, inclusive na China, onde a JAC comercializa o J3 Sedan IEV4 pela bagatela de 158.000 yuan (antes dos benefícios), o que representa algo em torno de R$ 95.000 (sem impostos).
O Brasil, com uma indústria automotiva muito mais tradicional, ainda engatinha na questão da eletrificação veicular, e para os que pensam que isso ocorre por falta de tecnologia, o JAC J3 Sedan IEV4 é prova de que o problema é outro.
O elétrico chinês é totalmente carente de tecnologias ultra-avançadas como a maioria dos modelos apresentados pelas montadoras nos salões de automóveis pelo mundo afora. E isso é uma lição importante para todos aprenderem, pois demonstra que é possível sim ter um carro elétrico sem precisar investir toneladas de dinheiro.
Assim, o J3 IEV4 conta com motor elétrico de corrente alternada de imãs permanentes de 42 kW (52 cv), alimentado por um conjunto de baterias de ferro-lítio de 19 kWh, que permite autonomia de 130 km aproximadamente, um inversor e um controlador, que gerencia o funcionamento do sistema como um todo.
Os freios são hidráulicos, à vácuo, sem nenhum tipo de elemento especial nem sistema regenerativo, mas com ABS. A suspensão é independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e dual link na traseira.
Economia
A JAC conta com uma única unidade do veículo no Brasil, para apresentação em eventos. O Farol Alto-100% Motor avaliou o veículo por uma semana, utilizando-o para as mais diversas tarefas do cotidiano. Durante este período, rodamos 300 km com o veículo, e adotamos uma rotina diferente: ao invés de encher o tanque, plugávamos o carro na tomada, antes de dormir, tal qual como fazemos com o telefone celular.
Com isso, ao acordar, as baterias estavam completamente recarregadas e o carro pronto para rodar mais 130 km. Nos sete dias, porém, não houve um único dia que foi necessário utilizar mais do que 50% da carga total. No final, a conta de luz sofreu acréscimo de R$ 39 da média paga nos últimos três meses, e isso revela consumo de R$ 0,13/km. Vale lembrar que o teste foi realizado em fevereiro deste ano, com o preço da energia em bandeira vermelha, em que o kWh cobrado era de aproximadamente R$ 0,80 (incluindo impostos).
Para efeito de comparação, o elétrico é no mínimo 50% mais econômico do que o carro a combustão interna mais econômico a venda no País, o VW up! Turbo, que faz 13,8 km/l de gasolina na cidade, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. Como o preço médio da gasolina no Brasil é de R$ 3,72, de acordo com levantamento da ANP, o custo por km rodado do up! é de R$ 0,27/km.
Além disso, o elétrico leva vantagem na ausência de manutenções que tiram o sono da maioria dos proprietários de veículos, como troca de óleo e filtros (ar, óleo e combustível), velas e cabos, fluido de arrefecimento, correias de transmissão de força e acessórios, assim como evita defeitos oriundos da falta de qualidade dos combustíveis padrões (etanol, gasolina, diesel).
Vida a bordo
A primeira vista, os 57 cv de potência do motor não aparentam ser muito. Porém, é preciso lembrar que veículos elétricos não sofrem perdas ao passar a força para as rodas por não ter sistema de transmissão. Assim, a aceleração do JAC IEV4 é plena e o arranque é total. Um Idea 1.8 Etorq com 132 cv não teve a menor chance contra o IEV4 na arrancada.
Porém, a velocidade máxima é limitada pela rotação do motor, e aos 130 km/h já está quase no limite. Mas, para um veículo urbano, isso não é problema. O maior incômodo do IEV4 foi a falta de adequação para o asfalto brasileiro, muito ondulado e irregular. Com amortecedores e molas muito rígidos, o carro pulava muito e era desconfortável, algo fácil de resolver caso pudesse ser vendido aqui.
Ficha técnica
JAC J3 Sedan IEV4
Motor: dianteiro, elétrico, síncrono de imãs permanentes, 57 cv (42 kW), 170 Nm/1 rpm
Bateria: Fosfato de ferro-lítio, 345 V, 62,5 Ah, 19 kWh, refrigerada a ar
Direção: assistência elétrica
Suspensão: independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e na traseira dual link
Freios: dianteiros a disco ventilados e na traseira sólidos com ABS, EBD Rodas e pneus: liga leve, 185/60 R15
Dimensões: comprimento, 4.155 mm; largura, 1.650 mm, altura 1.465 mm; entre-eixos, 2.400 mm, peso, 1.260 kg
porta-malas, n/d l
Desempenho: velocidade máxima, 100 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: n/d
Autonomia: 130 km
Tempo de carga: 8h
Consumo: 7,14 km/kW
Editor da Revista Farol Alto