Quem compra um carro de mais de R$ 80.000 investe em, no mínimo, um produto de qualidade. Infelizmente não tem sido assim para muitos proprietários de Chevrolet Cruze. Isso porque o modelo tem apresentado sério defeito crônico nos amortecedores dianteiros, obrigando a troca prematura dos componentes, que custam aproximadamente R$ 1.000 o par.
Em poucos meses, já realizei a troca de pelo menos oito pares aqui na oficina, todos de carros com baixa quilometragem, entre 28.000 a 30.000 km. O que me chamou muita atenção foi que em dois dias, surgiram três casos idênticos, algo quase surreal. E, como se isso não bastasse, fica pior ainda: um cliente que fizemos a troca dos amortecedores com 32.000 km, retornou depois de alguns meses, com 60.000 km rodados, para substituirmos novamente o componente, pelo mesmo defeito. Detalhe: na época utilizamos a peça genuína, comprada na concessionária, na embalagem da GM.
E, como se tudo isso não fosse o suficiente, temos relatos de clientes que chegam à loja com diagnóstico e orçamento errado, das concessionárias, que ao avaliar o defeito, condenam as bandejas de suspensão e a caixa de direção. Em outras palavras, indicam uma solução que não resolve o problema. Isso tem ocorrido pois os sintomas que o carro apresenta são bem característicos de folgas nas bandejas e na caixa de direção, devido ao barulho intenso no sistema de suspensão.
O defeito é causado pela válvula interna do amortecedor, que provoca folga na haste. Está claro que a válvula não aguenta o peso do carro e se rompe prematuramente. Como a peça genuína se mostrou ineficiente, temos utilizado de outra marca, famosa entre os consumidores, e que até o momento não provocou nenhum tipo de retorno.
Todo amortecedor possui duas válvulas, a do pistão e a de base. A válvula do pistão é ligada diretamente à haste, que é fixada à roda. Sempre que a roda se movimenta, a haste também se movimenta, no mesmo sentido. Este movimento faz com que o óleo contido no amortecedor passe pelos tubos de pressão e reservatório, atravessando as válvulas do pistão e de base.
O rompimento da válvula do pistão provoca folga na haste, que fica solta e causa barulho em todo o conjunto da suspensão. A solução, assim, é a troca do componente por um outro mais reforçado. Está claro, assim, que o projeto do amortecedor original precisa ser revisto, ou se trata de algum lote deste componente que saiu de fábrica em desacordo com as especificações.
Editor da Revista Farol Alto