Fluido de arrefecimento bem cuidado, o motor agradece

Conhecido popularmente como fluido do radiador, o fluido de arrefecimento é essencial para garantir o funcionamento do motor dos automóveis. Desenvolvido para controlar o calor gerado pelo motor, ele circula entre o radiador e as câmeras internas do motor, promovendo sua refrigeração.

Para garantir efetivamente a proteção, o fluido de arrefecimento deve ser trocado regularmente após três a quatro anos em intervalos recomendados pelos fabricantes. Isso porque surgem moléculas corrosivas devido à degradação gradual do fluido. A demora para efetuar a troca pode levar a danos no motor e no sistema de arrefecimento, como superaquecimento, corrosão, aumento do consumo de combustível e ruídos internos.

Normalmente, a vistoria do nível do fluido de radiador é oferecida pelos frentistas nos postos de combustíveis. A checagem é importante, mas a recomendação é que qualquer alteração deve ser analisada criteriosamente por um mecânico especializado. Para reposição, existem diferentes tipos e tecnologias e é importante utilizar o produto indicado pelo fabricante, informação que vem impressa no manual do carro, pois foi formulado e testado especialmente para a aplicação, além de contar com a aprovação da montadora. O abastecimento incorreto do fluido pode provocar danos no sistema de refrigeração. A troca pode ser um procedimento simples, mas é preciso alguns cuidados que só o mecânico capacitado tem, principalmente, para avaliar possíveis danos aos componentes, necessidade de manutenção e a escolha do produto adequado.

Entre os produtos oferecidos no mercado, a Basf desenvolveu o Glysantin, fluido concentrado de alto desempenho, com tripla proteção contra a corrosão, superaquecimento, além do congelamento. Protege o motor contra corrosão e depósitos no sistema de arrefecimento, que inclui os canais de arrefecimento nos blocos do motor e cabeça do cilindro, o radiador, a bomba de água e no núcleo de aquecimento.

Dicas para garantir o  sistema de refrigeração:

  1. Verificar regularmente o nível do fluido de arrefecimento. Qualquer alteração deve ser avaliada por um mecânico capacitado.
  2. Durante reparações, sempre substituir totalmente o líquido de refrigeração, lavando e limpando previamente o sistema de refrigeração.
  3. No caso de veículos com mais de seis anos, é recomendada a substituição da proteção do radiador a cada três ou quatro anos, de acordo com o fabricante.
  4. Respeitar sempre as indicações do fabricante do veículo. Nunca misturar agentes de proteção do radiador com diferentes tecnologias, ou seja, produtos de fabricantes diferentes.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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