Definitivamente, o mundo é dos SUV. E, por conta disso, a Chevrolet acaba de lançar mais um modelo no mercado brasileiro, o Equinox, que ficará entre o Tracker e o Trailblazer. O modelo foi apresentado para um seleto grupo de jornalistas na semana passada, e deve chegar às concessionárias ainda este mês. O preço: R$ 149.900, em versão única, a Premier.
Com cinco lugares, um dos grandes diferenciais do modelo é o conjunto powertrain. O motor é um 4 cilindros a gasolina, turbo, injeção direta, 2.0 l, DOHC, 16 válvulas, que entrega 262 cv a 5.500 rpm, e torque máximo de 37 kgfm a 4.500 rpm. Trabalha em conjunto com uma transmissão automática de 9 marchas, e sistema de tração integral sob demanda, com opção de 4×4 permanente. Quando no modo automático, é predominantemente dianteira.
A ideia da Chevrolet é desbancar a concorrência dos SUV com preço entre R$ 130.000 e R$ 160.000, e para isso recheou o Equinox de equipamentos eletrônicos que são sonho de consumo de muitos consumidores. Os destaques são o sistema de assistência de estacionamento, que faz baliza e vaga paralela sozinho. Outro é o dispositivo de acionamento automático do farol alto, que desliga o facho sempre que percebe um veículo no sentido oposto ou à frente, e liga novamente ao perceber que a pista está livre.
No quesito conforto, a Chevrolet equipou e Equinox com sistema de redução de ruídos externos. Um conjunto de sensores detecta a frequência das ondas sonoras de ruídos do motor e emite uma onda contrária, com mesma intensidade, para cancelar os ruídos. Para tanto utiliza os auto-falantes Bose do sistema de entretenimento.
Segurança
Outro sistema interessante do Equinox é o de frenagem automática de emergência, que atua em velocidades entre 8 km/h e 80 km/h. Ao detectar a iminência de uma colisão frontal, e não identificar ação do motorista, aciona um alerta e os freios para tentar evitar o acidente. Os freios contam ainda com função de pré-ativação, que ativa as pinças do freio e aproxima as pastilhas do disco no momento que o motorista tira o pé do acelerador, com objetivo de reduzir to tempo de resposta dos freios.
O banco do motorista conta ainda com sistema de alerta tátil de segurança, em caso de emergência, o banco vibra. Quando o sistema de permanência na faixa ou o alerta de ponto cego estão acionados, os pulsos vibratórios ocorrem no lado proveniente da ameaça.
Ao volante
O teste drive oferecido pela marca foi no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba. Apenas um seleto grupo participou desta ação. Avaliar o carro na pista D1, que é a mais completa do complexo, é o melhor dos mundos, pois é possível experimentar o veículo em diversas condições de pista sem se importar em levar multa por excesso de velocidade, nem em provocar acidentes com outros motoristas.
A resposta do motor 2.0 turbo é muito boa. Segundo a Chevrolet, trata-se do mesmo motor que equipa o Camaro quatro cilindros, nos Estados Unidos. Se potência é importante para o comprador, não há outro melhor no mercado. A caixa de 9 marchas ajuda mais ainda a boa performance do modelo. As trocas são suaves e sem trancos, e o melhor, quando selecionado o modo manual, mesmo depois de atingir a rotação máxima do motor, a marcha não muda automaticamente. Afinal, o motorista selecionou modo manual.
A maior surpresa no entanto ficou por conta do ajuste de suspensão. O Equinox é um SUV, em outras palavras, é alto e tem centro de gravidade elevado. Por isso, precisa de molas e amortecedores mais rígidos, do contrário rola demais nas curvas. A Chevrolet conseguiu um meio termo bem distinto entre esportividade e conforto no ajuste de suspensão. E, com toda tecnologia de segurança ativa disponibilizada no modelo, é bastante difícil perder o controle nas curvas. Mas não é impossível.
Ficha técnica
Chevrolet Equinox
Motor: dianteiro, transversal, turbo, gasolina, injeção direta, 4 cilindros, DOHC, comando de válvulas variável na admissão e escape, 1.998 cm³, 16 v, 262 cv a 5500 rpm, 37 kgfm a 4500 rpm; diâmetro x curso: 86 x 86 mm; taxa de compressão: 9,5:1
Câmbio: automático de 9 marchas
Tração: integral
Direção: assistência elétrica
Suspensão: independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira, e multilink na traseira
Freios: a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira e na traseira
Rodas e pneus: liga leve 235/50 R19
Dimensões: comprimento, 4652 mm; largura, 1843 mm; altura, 1695 mm; entre-eixos, 2725 mm, peso, 1693 kg, porta-malas, 468 l; tanque de combustível, 59 l
Desempenho: velocidade máxima, 210 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 7,6 s
Consumo PBE-V Inmetro: cidade – 8,4 km/l; estrada – 10,1 km/l