Automatizado sem tranco

Em 2012, a Fiat apresentou ao mercado o novo câmbio automatizado Dualogic, batizado de Plus. Ao longo do ano passado e no início de 2013, todos os modelos receberam o upgrade (exceto o Freemont, que conta com câmbio automático).

Entre as vantagens do Dualogic Plus, destaque para as duas novas funções: Creeping, que move lentamente o veículo sem precisar pisar no acelerador, como em qualquer modelo automático convencional, Auto-Up Shift Abort, que mantêm a marcha utilizada em momentos de retomada de velocidade, para evitar perda de torque e potência, como em ultrapassagens, por exemplo.

O Dualogic Plus estreou no Bravo, depois foi para o Linea, Punto, Idea e finalmente, no início do ano, chegou à família Palio e Strada.

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No dia a dia
Para avaliar a evolução do Dualogic, a Fiat cedeu um Punto, que em julho ganhou um leve facelift, novos para-choques, blocos óticos e lanternas traseiras com leds.

A função Creeping é muito bem vinda, pelo conforto que proporciona principalmente no trânsito intenso. Basta tirar o pé do freio e o carro se desloca vagarosamente para frente. Somente nas subidas mais íngrimes é preciso ficar esperto, pois a lei da gravidade é terrível e o carro desce mesmo.

Já a Auto-Up Shift Abort não mostrou ser muito útil, uma vez que todas as vezes que fazemos uma retomada, fazemos com o ‘pé na tábua’, e as trocas são feitas a 6.000 rpm um pouco acima da rotação de potência máxima (5.500 rpm).

Segredo
O que realmente evoluiu foi a programação de troca de marchas. Apesar de muitos motoristas ainda não se sentirem confortáveis com a tecnologia (dizem que o carro dá muitos trancos e que a programação não é amigável), o Dualogic Plus está mais suave.

O segredo para mudar de marchas sem trancos é simples: aliviar o pé do acelerador no momento em que for trocar as marchas, tal como se faz em um carro com câmbio manual.

No modo manual é bem fácil identificar o momento, pois quem escolhe o tempo é o próprio motorista, que pode fazer as trocas pelas borboletas atrás do volante ou na alavanca, no console.

No modo Auto, o segredo é ficar atento para as rotações que o carro geralmente executa a manobra. Sempre que sentir que a marcha foi desengatada, basta soltar levemente o pedal do acelerador e logo em seguida pisar novamente. Ai sim se tem um o automatizado sem trancos.

Ficha técnica
Fiat Punto1;6l Essence Dualogic Plus
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência:
117/115 cv a 5.500 rpm (etanol/gasolina)
Torque:
16,8 /16,2 Kgfm a 4.500 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: automatizado – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 195/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira (Ø de 257 mm) e tambor na traseira, ABS
Dimensões: comprimento, 4.065 mm; largura, 1.687 mm; altura, 1.493 mm; entre-eixos, 2.510 mm
Volumes: porta-malas 280 litros;
tanque de combustível, 60 litros
Desempenho:
aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3/10,5 s (e/g);
velocidade máxima de 184/181 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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