Precisa ser bonito?

Dizem que quem vê cara, não vê coração. Assim, antes de julgar o Toyota Etios pelo design, seria interessante conhecer o modelo por outros aspectos.

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Não é à toa que a montadora insiste tanto nos anúncios publicitários para o consumidor fazer um test drive.

Por uma semana avaliamos o modelo topo de linha da versão hatch, o XLS, com motor 1.5 litro que rende até 96,5 cv de potência (etanol) e aprovamos a mecânica e o desempenho. É, sem dúvida, um carro que tem todos os conceitos Toyota de qualidade. Pena que somente isso não basta.

O Etios é um carro excelente para quem busca comodidade em relação à manutenção, pois se mantiver a linha dos demais modelos da marca, dificilmente terá problemas crônicos de motor, câmbio, suspensão e demais sistemas mecânicos.

É, portanto, carro para quem faz compras racionais, levando em consideração o melhor custo-benefício, sem se importar com a opinião alheia. Por este aspecto, deve apresentar no futuro excelente preço de revenda, tal como ocorre com o Corolla. Não ficarei surpreso se em breve todos os táxis da cidade forem Etios.

No dia a dia
O modelo avaliado era extremamente novo, pegamos o carro com o odômetro marcando 6 quilômetros. Assim, é impossível encontrar algo fora do lugar.

O que o Etios tem de conservador no design externo tem de inovado no interno, que mudou paradigmas entre os compactos. Basta ver a foto à esquerda.

O velocímetro e conta-giros ao centro do painel chamam atenção e não são muito confortáveis à primeira vista, mas é possível se acostumar com isso apesar de passar a impressão de que falta algo quando se está atrás do volante.

Pena que o acabamento não é dos melhores, com muito plástico duro ao toque e pouco aconchegante. Mas, é preciso lembrar, trata-se de um carro popular (exceto no preço: o modelo avaliado custa R$ 41.400).

Quem gostou foram as crianças que podem acompanhar sentadas no banco de trás ao movimento dos ponteiros.

O comportamento dinâmico do Etios é bem calibrado. A suspensão privilegia o conforto, mas sem deixar o carro molenga demais.

A direção com assistência elétrica ajuda bastante nas manobras, e o entreeixos de quase 2,5 metros permite acomodar bem os passageiros no banco de trás.

Em resumo, o Etios é carro para frota e para os poucos consumidores que se preocupam mais com o bolso do que em se exibir de carro novo, pois a feiura do modelo é inegável.

Ficha técnica
Toyota Etios XLS
Motor: 1,5 l, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 V, DOHC
Cilindrada: 1.496 cm³
Potência:
96,5/92 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina)
Torque:
12,9 kgfm a 3.100 rpm (etanol e gasolina)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e
tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.777 mm; largura, 1.695 mm; altura, 1.510 mm; entre-eixos, 2.460 mm
Peso: 965 kg
Volumes: porta-malas 270 litros;
Tanque de combustível: 45 litros
Desempenho:
aceleração de 0 a 100 km/h – não divulgado;
velocidade máxima não divulgado

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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